Passe o próximo sábado na escuridão
04 de Maio de 2010
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Debaixo dos nossos pés, em grutas a centenas de metros de profundidade, encontra-se a fronteira final do planeta. É neste mundo subterrâneo, pouco explorado e caracterizado pela ausência de luz, que habitam alguns dos animais mais estranhos e fascinantes da Terra. No próximo sábado, dia 8 de Maio, às 16h30, venha conhecer as extraordinárias histórias de adaptação de exploradores e animais às grutas, no colóquio Viver no quarto escuro: A vida na ausência de luz.
A investigadora Ana Rainho, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e o espeleólogo Francisco Rasteiro, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, debatem com o público do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva as adaptações e experiências vividas em viagens ao mundo subterrâneo. Este colóquio insere-se no ciclo Expedições Extremas, que tem como ponto de partida a exposição interactiva EXTREMOS Viver no Limite. A entrada é gratuita.
Para as famílias também haverá “actividades extremas” durante todo o dia. Das 11h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00, os mais novos vão poder mascarar-se de morcego e descobrir de que forma estes animais conseguem ver através do som. Serão ainda desafiados a vestir a pele de um espeleólogo e a explorar uma gruta em busca de insectos e morcegos.
Mais informações em www.pavconhecimento.pt
Departamento de Comunicação Catarina Figueira: 96 156 09 26
O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva ganhou o Prémio Rock in Rio Atitude Sustentável 2010 na categoria Educação, em representação da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.