Comunicado de Imprensa

Passe um fim-de-semana nas profundezas do mar

09 de Dezembro de 2009



Passe um fim-de-semana nas profundezas do mar


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Imagine um lugar onde seres bioluminescentes flutuam na escuridão. Onde chaminés do tamanho de prédios expelem água a 400ºC e onde mesmo ao lado conseguem sobreviver as mais estranhas e resistentes formas de vida. Esse lugar existe: é o mar profundo, que esconde segredos que só agora se começam a desvendar.

No próximo sábado, 12 de Dezembro, às 16h30, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, Fernando Barriga, do Museu Nacional de História Natural, e Sandra Chaves, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, debatem com o público as Aventuras no Mar Profundo – A vida nos fundos abissais. Este colóquio insere-se no ciclo Expedições Extremas, que tem como ponto de partida a nova exposição interactiva EXTREMOS Viver no Limite. A entrada é gratuita.

Para as famílias também haverá “actividades extremas” durante todo o fim-de-semana. Das 11h às 19h, em ambos os dias, terão à sua espera o LUSO, um veículo de operação remota (ROV) que atinge os seis mil metros de profundidade no mar, e o LUSITO, um mini-ROV verdadeiro que poderão manobrar.

Às 11h30 e 14h de Sábado, os mais novos vão ainda participar numa expedição oceanográfica e criar peixes, polvos e medusas que brilham no escuro descobrindo o porquê dessa adaptação à profundidade. Terão ainda tempo de construir a escotilha de um submarino e espreitar os seres abissais que por lá passam.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se