Comunicado de Imprensa

Lisboa recebe primeira grande mostra de arte e ciência na Cordoaria Nacional

29 de Julho de 2009



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Uma orelha implantada no braço de um artista através de restauração celular, colónias de formigas artificiais que geram um novo tipo de fotografia, projectos arquitectónicos baseados em investigações na área das neurociências, projecções vídeo que mostram a intersecção entre a arte e a biologia celular, vários exemplos de arte robótica, e uma orquídea concebida com genes do próprio artista que a plantou.

INSIDE - Arte e Ciência é a primeira grande mostra em Portugal dedicada à intersecção da Arte com a Ciência e estará patente na Cordoaria Nacional entre 24 de Setembro e 15 de Novembro. A entrada é gratuita.

Amanhã, dia 30 de Julho, às 11h, Rosalia Vargas, vereadora com os pelouros da Educação, Juventude e Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, e Leonel Moura, comissário da exposição, farão em conferência de imprensa no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva a apresentação do projecto, que integra alguns dos mais significativos trabalhos artísticos inspirados no saber científico produzidos nos últimos anos por artistas nacionais e internacionais.

INSIDE – Arte e Ciência é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Terminada a exposição, aquele que é o maior centro interactivo de ciência e tecnologia da Rede Nacional de Centros Ciência Viva receberá uma das obras da mostra, criada a partir da combinação da robótica com organismos vivos. O próprio logótipo da exposição traduz a simbiose entre criatividade e tecnologia, tendo sido produzido a partir de radiografias e TAC´s de peixes e crustáceos.

INSIDE – Arte e Ciência será complementada com o programa de conferências Passeios Cognitivos, a decorrer entre 26 de Setembro e 14 de Novembro, também na Cordoaria Nacional. Artistas e investigadores debaterão com o público a influência da ciência no processo criativo. Das oito conferências destacamos “Biomateriais e Regeneração de Tecidos”, de Mário Barbosa, no dia 17 de Outubro, e “Inteligência de Enxame”, de Marco Dorigo, no dia 7 de Novembro. O projecto culmina no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, com a grande festa “Viva Ciência” e uma exposição dedicada a Rómulo de Carvalho, um dos grandes impulsionadores da ciência em Portugal.

Mais informações em www.inside.com.pt

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se