Instituições portuguesas mostram os seus projectos para o Espaço
26 de Junho de 2009
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
DIVULGAÇÃO IMEDIATA
No próximo dia 30 de Junho, terça-feira, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, acolhe 21 empresas, laboratórios de investigação e instituições científicas portuguesas que trabalham na área da investigação espacial.
Aberto ao público em geral, o 3º Fórum do Espaço irá apresentar os projectos que estas entidades têm vindo a desenvolver na área das ciências e tecnologias do Espaço, com especial destaque para a participação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA). A entrada é gratuita.
O 3º Fórum do Espaço é uma iniciativa do Space Office da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e contará com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e do Director-Geral da ESA, Jean-Jacques Dordain. Quem visitar esta exposição vai descobrir, entre outros projectos, o protótipo de um instrumento desenvolvido por uma empresa portuguesa para a Agência Espacial Japonesa, um magnetómetro que será instalado em vários satélites, um modelo de um satélite de observação da Terra a lançar brevemente, materiais de isolamento para veículos espaciais baseados na cortiça, ou ainda um instrumento de metrologia óptica, também desenvolvido no nosso país, que permitirá medir com exactidão a distância entre satélites no Espaço.
Participam as seguintes instituições: Active Space, Amorim Cork Composites, Capgemini, Critical Software, Deimos Engenharia, Edisoft, Efacec, Evolve, FCUL, HPS, Indra, INEGI, Instituto de Telecomunicações, IPFN – IST, LusoSpace, Omnidea, Proespaço, Skysoft Portugal, Solcientia, Spin.Works e Uninova CA3.
Mais informações em www.pavconhecimento.pt