Comunicado de Imprensa

Esta semana no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

14 de Abril de 2009



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Dia Mundial da Voz 16 de Abril (quinta-feira).

Sabia que o café e o chá prejudicam a qualidade da voz? E que a maçã, pelo contrário, contém uma substância que a melhora? Visite o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva no Dia Mundial da Voz e aprenda a cuidar da sua. Venha fazer geleia de maçã para adoçar a boca e a voz no espaço A Cozinha é um Laboratório e aprenda língua gestual portuguesa com os alunos do Instituto Jacob Rodrigues Pereira. Esteja atento aos sinais sonoros e aproveite as pausas de dois minutos para explorar outras formas de comunicação.

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios 18 e 19 de Abril (sábado e domingo).

A propósito do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de Abril, no próximo fim-de-semana vai ser possível observar no exterior do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva a réplica de uma escavação arqueológica. As crianças a partir dos seis anos vão poder escavar na areia e vestir a pele de arqueólogo por um dia, aprendendo os seus métodos de trabalho.

No interior do Pavilhão, às 11h e às 15h, os visitantes vão fazer uma viagem no tempo até ao século XII, reproduzindo as tintas das iluminuras com as suas próprias mãos, e visitar uma exposição com uma única obra de arte, vista sob diferentes luzes e radiações.

A participação nestas actividades (organizadas em parceria com o Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Museus e Conservação – Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo e o Centro de Investigação em Paleoecologia Humana e Arqueciências) é gratuita.

Colóquio A Matemática do Aquecimento Global 18 de Abril.

Susana Barbosa, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Francisco Ferreira, da Quercus, e Eugénio Sequeira, da Liga para a Protecção da Natureza, discutem com o público, a partir das 15h30, a relação entre a Matemática e o Aquecimento Global. O ciclo de colóquios A Matemática das Coisas é uma iniciativa do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Matemática. A entrada é gratuita.

Workshop Darwin e a Ilustração Científica 21 e 22 de Abril (terça e quarta-feira).

I think (Eu penso que) foi escrito por Charles Darwin por cima do esboço da primeira árvore evolutiva. De que forma o diagrama em árvore se relaciona com o seu pensamento? Como se ilustram as emoções dos homens e dos animais? O workshop internacional Darwin e a Ilustração Científica é uma iniciativa da Ciência Viva em colaboração com o projecto A Imagem na Ciência e na Arte do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Dirigido a professores, alunos e divulgadores de ciência, divide-se em duas partes (conferências e workshop prático) e reúne investigadores portugueses e estrangeiros. A participação é gratuita mas limitada ao número de vagas existente.

Inscrições em http://www.cienciaviva.pt/actividades2/ilustracao/

Mais informações em www.pavconhecimento.pt e www.cienciaviva.pt Catarina Figueira – 96 156 09 26

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se