Comunicado de Imprensa

Semana Internacional do Cérebro

12 de Março de 2009



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Estar deprimido é um estado de espírito ou uma doença? Ao nível dos deficits cognitivos, qual a fronteira entre o esquecimento e a doença? E no campo da Psicocirurgia, terá sido o português Egas Moniz um visionário? De 15 a 22 de Março terá lugar a Semana Internacional do Cérebro, uma iniciativa que visa divulgar junto do público os progressos da investigação científica na área das neurociências. A sessão de abertura decorre no próximo domingo, dia 15 de Março, a partir das 15h30, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Neurocientistas, neurocirurgiões, psiquiatras e neurologistas debatem com o público a Frágil Fronteira entre o Normal e o Patológico. No mesmo dia é inaugurada neste museu de ciência a exposição de fotografia científica Pintar o Cérebro, que ficará patente durante toda a semana de 15 a 22 de Março no espaço do Foyer. A entrada é gratuita.

Nos dias 17 e 19, as escolas secundárias e o público do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva serão desafiados a participar no jogo DeCiDe, discutindo questões relevantes sobre neurociências com os investigadores Tiago Outeiro, Maria José Diógenes, Ana Filipa Nunes e Susana Solá.

Em Portugal, o programa de actividades da Semana Internacional do Cérebro é organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva, contando com a participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas, universidades, unidades de saúde e associações profissionais. Todos assinalam esta Semana com ateliês, conferências e exposições relacionadas com a temática do cérebro. Escolas de todo o país irão receber a visita de neurocientistas e diversos laboratórios de investigação científica abrirão as suas portas a alunos e professores.

Programa completo em www.cienciaviva.pt e www.spn.org.pt

Mais informações: João Malva (Sociedade Portuguesa de Neurociências) jomalva@fmed.uc.pt ; Tel. 239 11 22 5496

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se