Comunicado de Imprensa

Descubra a química do amor no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva

12 de Fevereiro de 2009



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Será o amor puramente espiritual ou poderá ser encarado com um fenómeno natural, passível de ser estudado pelas ciências naturais? Poderão a química e a neurobiologia explicar as diferentes fases porque passamos quando estamos apaixonados? Existirão processos naturais que determinam a escolha dos nossos parceiros? E terá o amor representado uma vantagem no processo de adaptação do ser humano?

No próximo sábado, 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim, sente-se no Café de Ciência que estará “aberto” a partir das 16h30 no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva e ouça as explicações que o investigador Paulo Ribeiro Claro, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, dará sobre a química do amor. Num ambiente descontraído, como é próprio de um café, participe no debate enquanto bebe um expresso bem português. Percorra as diferentes exposições interactivas do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva e encontre em cada uma delas curiosidades que demonstram que o amor, afinal, tem ciência.

Sabia que são usados 34 músculos faciais e 112 músculos posturais durante um beijo? E que a saliva contém substâncias antibacterianas? Ou que quando duas pessoas se beijam o seu ritmo cardíaco aumenta, podendo ultrapassar os 100 batimentos por minuto? Caso venha acompanhado, experimente “Andar na Lua” na exposição Espaço: a última fronteira e perceba finalmente o que sente quando está perto da sua cara-metade. Faça uma visita a Vénus, Marte ou Júpiter e descubra que peso tem esse amor. De regresso à Terra, detenha-se a observar as estrelas e descubra a que temperatura está a sua paixão. Surpreenda ainda o seu par com uma vela em parafina, um sabonete de glicerina colorido ou bombons de chocolate, feitos a dois no espaço A Cozinha é um Laboratório.

Venha testar o seu amor de forma científica no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Esperamos a sua visita.

Mais informações: Departamento de Comunicação Catarina Figueira – 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->