Comunicado de Imprensa

Semana da Ciência e da Tecnologia 2008

21 de Novembro de 2008



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

 

De 24 a 30 de Novembro, a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País. A Semana da Ciência e da Tecnologia 2008 é um pretexto para que todas estas instituições abram as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento. O arranque desta semana dedicada à ciência e tecnologia é dado já este fim-de-semana (dias 22 e 23) no Fórum Ciência Viva, a decorrer no Pavilhão 3 da FIL do Parque das Nações e cuja entrada é gratuita.

Na segunda-feira, dia 24, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva assinala o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica oferecendo a entrada a todos os visitantes. Às 11h00 decorre no seu auditório o visionamento do filme Wall.e (versão em português); a pretexto da personagem do robô que recicla o lixo para os humanos serem felizes na Terra terão lugar durante todo o dia dois workshops sobre a pasta de papel e os 3 R´s da reciclagem.

Porque razão faz frio nos pólos? Como funcionam as lâmpadas fluorescentes? Será que a densidade da água salgada é igual à da água doce? As respostas serão descobertas pelos próprios visitantes perante as experiências que realizarem entre segunda e sexta-feira, no foyer do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.

Na sexta-feira, dia 28 de Novembro, o auditório deste centro de ciência e tecnologia volta a transformar-se numa sala de cinema para o visionamento, às 21h30, do filme Apollo 13, com os comentários dos cientistas Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa) e Manuel Matos Lopes (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). A entrada é gratuita.

Toda a programação do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva em www.pavconhecimento.pt.

Outras ideias para esta semana são, por exemplo, experimentar a sensação de ser médico e cientista por um dia na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho ou observar os planetas Vénus e Júpiter no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. No Museu da Marinha vão construir-se bússolas que os visitantes levarão para casa para se orientarem, enquanto no Centro Ciência Viva de Tavira medir-se-ão as radiações dos telemóveis. Quem visitar o Centro Ciência Viva de Estremoz vai aprender de que forma pode reutilizar garrafas para mobiliário e na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, aprenderá tudo sobre a Ciência nos filmes. Estes são apenas alguns exemplos de iniciativas organizadas durante este período.

Mais de uma centena de instituições estarão de portas abertas durante a Semana da Ciência e da Tecnologia 2008.

Programa completo em www.cienciaviva.pt.

Mais informações: Catarina Figueira – 96 156 09 26

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se