Comunicado de Imprensa

MENTIRAS, TRETAS & LÉRIAS - A ciência de não se deixar enganar

28 de Março de 2008



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Mensagens sobre os perigos do microondas, avisos sobre alimentos, emails com métodos estatísticos para ganhar a lotaria ou outras formas de enriquecer facilmente, notícias de fenómenos astronómicos fantásticos e únicos, páginas de Internet com factos “cientificamente provados” sobre o nosso cérebro... Os boatos, alarmes, rumores, mentiras e falsidades correm o mundo à velocidade da luz e muitas vezes a ciência é utilizada de forma abusiva para lhes dar credibilidade. Mas é precisamente a ela que devemos recorrer, de forma correcta, para apurar a verdade.

Na próxima terça-feira, 1 de Abril, Dia das Mentiras, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva vai desmistificar algumas das mentiras, tretas e lérias que normalmente circulam por e-mail, SMS ou em conversas de amigos. Pegámos em alguns mitos urbanos e pedimos a especialistas que explicassem a verdade da mentira. Os visitantes mais cépticos, além de visionarem as gravações sobre cada um dos mitos, poderão também realizar um conjunto de experiências científicas que demonstram porque é que alguns mitos não passam disso mesmo. A entrada é gratuita.

Esta iniciativa marca o início de uma nova valência do Pavilhão do Conhecimento: todos os meses serão explicados alguns mitos urbanos que os cibernautas façam chegar através da página www.pavconhecimento.pt.

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se