Frio polar, amanhã, no Pavilhão do Conhecimento - Cinco alunos portugueses ganham viagem à Antárctida
28 de Junho de 2007
DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Para amanhã, dia 29 de Junho, os meteorologistas prevêem que se vá sentir um frio polar no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.
Centenas de alunos de todos os graus de ensino expõem os trabalhos submetidos ao concurso nacional À Descoberta das regiões polares, no âmbito do projecto LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional. Os autores dos cinco melhores trabalhos irão integrar a expedição Students-on-ice rumo à Antárctida. Além desta viagem inesquecível, outros 30 estudantes vão ter a oportunidade de realizar um estágio científico na Serra da Estrela e uma centena de alunos irá participar na iniciativa 1000 ao mar, que terá lugar no estuário do Tejo. E como o frio vai ser mesmo muito, serão montados dezenas de iglús no exterior do Pavilhão do Conhecimento, como sinal de alerta para os perigos do aquecimento global do planeta Terra.
O projecto LATITUDE60!, coordenado pelo Comité Português para o Ano Polar Internacional (API) e apoiado pela Ciência Viva, é uma das maiores iniciativas educativas mundiais inseridas no Ano Polar Internacional, envolvendo mais de 170 escolas, três centenas de professores e milhares de estudantes de todo o país.
Vamos proteger as regiões polares é o tema desta sessão, organizada pelo Centro de Ciências do Mar, as Universidades de Lisboa e do Algarve, o Centro de Estudos Geográficos e a Associação de Professores de Geografia, que conta com o apoio do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, CTT, ICNB, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Plátano Editora, Oceanário de Lisboa, Dinalivro e Porto Editora.
Mais informações em www.cienciaviva.pt
PROGRAMA:
10h15 – Cerimónia de abertura
10h45 – Projecção de mini-documentários sobre ciência polar portuguesa
Terra australis – ciência polar
Mais a sul
Em busca do solo gelado da Antárctida
11h30 – Cerimónia de entrega de prémios do concurso nacional À descoberta das regiões polares
13h00 – Vamos cantar para proteger as regiões polares
15h00 – Visitas à exposição e sessões com cientistas polares Gonçalo Vieira (15h) José Xavier (15h45) Alexandre Trindade (16h30)