Comunicado de Imprensa

Frio polar, amanhã, no Pavilhão do Conhecimento - Cinco alunos portugueses ganham viagem à Antárctida

28 de Junho de 2007



 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Para amanhã, dia 29 de Junho, os meteorologistas prevêem que se vá sentir um frio polar no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.

Centenas de alunos de todos os graus de ensino expõem os trabalhos submetidos ao concurso nacional À Descoberta das regiões polares, no âmbito do projecto LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional. Os autores dos cinco melhores trabalhos irão integrar a expedição Students-on-ice rumo à Antárctida. Além desta viagem inesquecível, outros 30 estudantes vão ter a oportunidade de realizar um estágio científico na Serra da Estrela e uma centena de alunos irá participar na iniciativa 1000 ao mar, que terá lugar no estuário do Tejo. E como o frio vai ser mesmo muito, serão montados dezenas de iglús no exterior do Pavilhão do Conhecimento, como sinal de alerta para os perigos do aquecimento global do planeta Terra.

O projecto LATITUDE60!, coordenado pelo Comité Português para o Ano Polar Internacional (API) e apoiado pela Ciência Viva, é uma das maiores iniciativas educativas mundiais inseridas no Ano Polar Internacional, envolvendo mais de 170 escolas, três centenas de professores e milhares de estudantes de todo o país.

Vamos proteger as regiões polares é o tema desta sessão, organizada pelo Centro de Ciências do Mar, as Universidades de Lisboa e do Algarve, o Centro de Estudos Geográficos e a Associação de Professores de Geografia, que conta com o apoio do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, CTT, ICNB, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Plátano Editora, Oceanário de Lisboa, Dinalivro e Porto Editora.

Mais informações em www.cienciaviva.pt

PROGRAMA:

10h15 – Cerimónia de abertura

10h45 – Projecção de mini-documentários sobre ciência polar portuguesa

Terra australis – ciência polar

Mais a sul

Em busca do solo gelado da Antárctida

 

11h30 – Cerimónia de entrega de prémios do concurso nacional À descoberta das regiões polares

13h00 – Vamos cantar para proteger as regiões polares

15h00 – Visitas à exposição e sessões com cientistas polares Gonçalo Vieira (15h) José Xavier (15h45) Alexandre Trindade (16h30)

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se