Comunicado de Imprensa

Rede de Centros Ciência Viva chega a Bragança

27 de Junho de 2007



Centro Ciência Viva de Bragança


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas em Bragança, no próximo sábado, dia 30 de Junho, às 12 horas. A cerimónia de inauguração contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Este será o 14. º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País. No endereço www.braganca.cienciaviva.pt é possível observar desde já toda a sua envolvente e alguns dos módulos que compõem este centro de divulgação científica.

A experiência de aprendizagem tem início logo na arquitectura do próprio edifício, uma antiga central hidroeléctrica instalada na margem esquerda do rio Fervença, que o projecto da arquitecta italiana Guilia de Appolonia transformou em casa de ciência. Este edifício do Centro Ciência Viva de Bragança é um autêntico módulo interactivo graças à intervenção do engenheiro Guilherme Carrilho da Graça. Por exemplo, a sua fachada permite que se adapte às condições atmosféricas de modo a optimizar a captação directa da energia solar térmica. Este é um exemplo vivo de uma gestão inteligente dos recursos energéticos. Como tirar partido das energias renováveis? De que forma podemos contrariar o aquecimento global e o efeito de estufa? Será que a pegada ecológica de Portugal está dentro dos limites da capacidade do planeta? Estes são alguns exemplos de módulos interactivos que fazem parte do Edifício Principal.

O Centro Ciência Viva de Bragança inclui ainda a Casa da Seda, resultado da recuperação de um antigo moinho, onde será possível aprender o ciclo de vida do bicho-da-seda, compreender o processo de tingimento da seda e conhecer a sua indústria. Aqui, qualquer que seja a estação do ano, a paisagem que olhamos pela janela em tempo real está sempre repleta de borboletas.

Todo o núcleo expositivo do Centro Ciência Viva de Bragança foi produzido pela empresa portuguesa YDreams, em colaboração com a Ciência Viva. À disposição dos visitantes estará também um espaço de acesso livre à Internet e uma cafetaria e esplanada com vista sobre a margem do rio Fervença.

No dia da inauguração terá lugar no auditório da Casa da Seda a apresentação do livro História da Indústria da Seda em Trás-os-Montes, da autoria de Fernando de Sousa, das edições Afrontamento, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança.

O Centro Ciência Viva de Bragança é uma iniciativa da Ciência Viva, da Câmara Municipal de Bragança e do Instituto Politécnico de Bragança.

Mais informações: Rosalia Vargas – 96 240 94 30 (só para a imprensa)

Centro Ciência Viva de Bragança Rua Beato Dinis, 5300 – 130 Bragança Telefone: 273 382 207 www.braganca.cienciaviva.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se