Incursões da Matemática no cérebro e vice-versa - Semana Internacional do Cérebro
07 de Março de 2007
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Como é que a Matemática ajuda a explicar o funcionamento do nosso cérebro? E de que forma a sua fisiologia afecta a nossa compreensão da Matemática?
Alexandre Castro Caldas, Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e Wolfram Erlhagen, do Departamento de Matemática para a Ciência e Tecnologia da Universidade do Minho, avançam algumas explicações para estas e outras questões no próximo domingo, dia 11, às 15h30, no debate “A Matemática e o Cérebro”, no Pavilhão do Conhecimento. A entrada é gratuita.
Esta é uma das muitas actividades que marcam a 12.ª Semana Internacional do Cérebro, que decorre entre os dias 12 e 16 deste mês, e que em Portugal é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) em colaboração com a Ciência Viva. Para além do debate no Pavilhão do Conhecimento, um grupo de investigadores da SPN vai percorrer algumas escolas do país explicando, através de jogos, experiências e muito debate, como funciona e se modifica o cérebro, como é que este controla o nosso corpo e de que forma pode ser influenciado pelo consumo de drogas.
Durante a Semana Internacional do Cérebro, alguns laboratórios de investigação no campo nas neurociências vão também abrir as suas portas aos estudantes do ensino secundário e eles próprios poderão ser investigadores por um dia.
A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa internacional organizada pela Alliance for Brain Initiatives e tem por objectivo a divulgação dos progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro.
Programa completo da Semana Internacional do Cérebro em www.cienciaviva.pt e em www.neurociencias.pt/spn/pt/
Mais informações: Sociedade Portuguesa de Neurociências Professora Ana Maria Sebastião – 91 986 27 86
Departamento de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento Catarina Figueira – 96 156 09 26