Comunicado de Imprensa

Dia Nacional da Cultura Científica no Pavilhão do Conhecimento

23 de Novembro de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

Na próxima sexta-feira, 24, o Pavilhão do Conhecimento comemora o Dia Nacional da Cultura Científica com exposições e actividades para públicos de todas as idades. A entrada é gratuita.

Science on Stage, Pollen e Wonders assinalam a cooperação internacional com a Ciência Viva. Science On Stage é uma iniciativa que distingue os projectos mais inovadores no ensino e divulgação da ciência a nível europeu. Um júri formado por especialistas nomeados pelas Sociedades Portuguesas de Química e Física, Ordem dos Biólogos e Associação Portuguesa de Geólogos e presidido pelo físico Manuel Fiolhais irá escolher os projectos que vão representar Portugal, em Abril de 2007, em França, no Festival internacional.

Pollen é um projecto para estimular o interesse dos mais novos pela ciência e, neste contexto, alunos de uma das escolas do concelho de Loures que participam no projecto, a Escola do 1.º Ciclo n.º 6 de Camarate vão participar na actividade “Cozinha é um Laboratório”. Que pigmentos formam a cor de algumas guloseimas? Que alimentos têm amido? Que materiais usados na cozinha são bons e maus condutores de calor? Qual a importância da cerâmica? No final da actividade, estas questões não vão ficar sem resposta.

Wonders é um intercâmbio europeu de actividades de divulgação científica. Uma delegação alemã da Wissenschaft im Dialogue vem ao Pavilhão do Conhecimento apresentar experiências de sismologia, simulação de Física relativista e jogos de computador. O Pavilhão do Conhecimento deu o seu contributo neste projecto apresentando em Setembro, em Copenhaga, as actividades “A Ciência faz bem à saúde”, “Um Crime no Museu” e “A Cozinha é um Laboratório”.

O centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho é assinalado por nós com a inauguração da exposição interactiva “A Física no Dia-a-Dia – O Livro Vivo de Rómulo de Carvalho”, onde serão recriadas as 73 experiências do livro que escreveu em 1968. (mais informações no comunicado de imprensa já enviado no passado dia 21).

Mais informações em www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se