Comunicado de Imprensa

Uma Questão de Sexo[s] - No Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

12 de Setembro de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

No próximo dia 15 de Setembro, sexta – feira, às 18h, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva apresenta a nova exposição Uma Questão de Sexo(s). Os homens e as mulheres serão tão diferentes como pensamos? Até que ponto os genes e a cultura criam aptidões distintas nos dois sexos? O gosto artístico, a visualização em três dimensões, a facilidade de entender o discurso escrito ou a aptidão para a matemática são algumas áreas que frequentemente se associam a cada um dos géneros.

Durante os próximos 10 meses estas e outras questões serão postas à prova nesta exposição. A participação activa dos visitantes é essencial: antes de entrarem na exposição recebem uma pulseira com um código de barras que identifica se são do sexo feminino ou masculino; a activação dos módulos da exposição é feita aproximando o código de barras de um leitor, e o desempenho do visitante na tarefa que lhe é colocada é automaticamente contabilizado em função do género.

Portugal é o quarto país onde esta exposição, produzida pelo centro de ciência belga Technopolis, é apresentada. Os resultados obtidos na Bélgica, Holanda e Dinamarca revelam algumas surpresas: de um modo geral, as mulheres prestam mais atenção aos módulos e dedicam um pouco mais de tempo à sua exploração que os homens. No entanto, as diferenças no desempenho verificadas entre os diferentes países são maiores que as registadas entre homens e mulheres, o que parece indicar que as aptidões testadas nesta exposição são mais influenciadas pela cultura que pela genética.

Uma Questão de Sexo(s) estará patente ao público até Agosto de 2007, após o que será possível avaliar quais as diferenças nas aptidões de mulheres e homens portugueses. Muitas serão as actividades organizadas em colaboração com o CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) – ISCTE: Homens baby sitters, mulheres pilotos, homens secretários, mulheres capitãs de navios, homens empregados domésticos e mulheres comentadoras de futebol serão alguns dos convidados para debates em torno desta exposição.

 

Programa: 18h00 – Apresentação da exposição.

Intervenções de Rosalia Vargas, Directora do Pavilhão do Conhecimento, Erik Jacquemyn, Director do Technopolis, Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

18h30 – Visita guiada à exposição

 

Contamos com a sua visita a esta nova exposição !

No caso de nos dar o gosto da sua presença no dia da inauguração, próxima sexta-feira dia 15 de Setembro, por favor confirme para info@pavconhecimento.pt ou pelo telefone 21 891 71 00.

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se