Comunicado de Imprensa

A Matemática dos Encontros Amorosos

26 de Maio de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

Será verdade que o amor é cego? Para a matemática, a resposta é um redondo “Não!”. Genes, cheiros, classe social e cor da pele são factores fundamentais para a escolha do parceiro em todo o reino animal, mesmo entre os seres humanos. A forma como é feita essa escolha é o tema do próximo colóquio do ciclo “A Matemática das Coisas”, que terá lugar no sábado, dia 3 de Junho, às 15h, no auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

O matemático Fabio Chalub (Universidade Nova de Lisboa) e a socióloga Cristina Palma Conceição (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) falarão sobre as contribuições da Teoria de Jogos para construir um modelo sobre o comportamento animal na escolha do parceiro sexual. Discutirão a relação entre o comportamento de um lagarto e o jogo infantil “Pedra-Tesoura-Papel” e mostrarão como os conflitos entre o macho e a fêmea se transferem para o nível genético. Com base nas estatísticas de casamento em Portugal, abordarão a prevalência de uniões entre indivíduos com afinidades de classe social e mostrarão que a matemática também pode prever o comportamento humano.

A entrada para o colóquio é gratuita e oferece a oportunidade de visitar também as exposições do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Poderá haver tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, após marcação.

Ainda a propósito do tema deste colóquio, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva convida os visitantes a participarem em várias actividades que relacionam a biologia com a matemática. Jogos sobre hereditariedade, avaliar se o próprio rosto seria mais bonito se tivesse uma simetria perfeita e conhecer o Jogo da Vida inventado pelo matemático J. Horton Conway, são algumas das propostas. Estes ateliers têm lugar entre os dias 27 de Maio e 10 de Junho, durante o horário de abertura do Pavilhão.

Em colaboração com: Sociedade Portuguesa de Matemática Para mais informações: Gabinete de Imprensa da SPM: Renata Ramalho, Tel. 217 986 353 / 933 313 098, E-mail: imprensa@spm.pt

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva: Tel. 218 917 100, E-mail: info@pavconhecimento.pt, www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se