Comunicado de Imprensa

Colóquio Porque se chama fulereno (ou futeboleno) ao fulereno

09 de Maio de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

Para alguns, parece uma bola de futebol. Para outros, lembra as cúpulas construídas pelo arquitecto Buckminster Fuller. Na verdade, trata-se do carbono 60, um composto químico que, com sua estrutura peculiar, estabelece um ponto de contacto entre a Matemática, a Química e a Arquitetura. Essa relação será o tema da próxima sessão de A Matemática das Coisas, que terá lugar no sábado, dia 13 de Maio, às 15h, no auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

O matemático António Guedes de Oliveira, a química Margarida Bastos (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e o arquitecto João Pedro Xavier (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) falarão sobre a descoberta do fulereno, que valeu aos seus autores o Prémio Nobel da Química em 1996. Discutirão também a participação de um matemático nesta descoberta, para quem eram bem conhecidas algumas propriedades das estruturas deste tipo, e a importância das cúpulas do arquitecto Buckminster Fuller, que dá nome ao C60.

A entrada para o colóquio é gratuita e oferece a oportunidade de visitar também as exposições do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Poderá haver tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, após marcação.

Ainda a propósito do tema deste colóquio, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva convida os visitantes a construírem sólidos platónicos ou arquimedianos e a descobrirem as estruturas possíveis dos fulerenos. Os participantes poderão ainda construir uma estrutura criada por Buckminster Fuller, a Cúpula Geodésica.

Este atelier tem lugar entre os dias 6 e 20 de Maio, durante o horário de abertura do Pavilhão.

Contamos com a vossa presença.

Consulte a restante programação de colóquios em [Agenda]

Em colaboração com: Sociedade Portuguesa de Matemática Para mais informações: Gabinete de Imprensa da SPM: Renata Ramalho, 21 798 6353 / 933 313 098, imprensa@spm.pt

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva: 218 917 100, info@pavconhecimento.pt, www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se