Comunicado de Imprensa

Colóquio A Matemática das Coisas

31 de Março de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

“Mas afinal, que dia é hoje?” Eis a pergunta à qual Henrique Leitão (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Margarida Pinto (Escola Secundária de Gama Barros) e Pe. Henrique Januário (Pastoral da Mobilidade) irão tentar responder no Sábado, dia 8 de Abril, às 15h00, no auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Um bom calendário - qualquer bom calendário - é uma grande conquista intelectual. Dando seguimento às Tardes de Matemática, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Matemática, convidam a assistir ao segundo colóquio do ciclo “A Matemática das Coisas”, onde serão abordadas as várias questões científicas, culturais, religiosas e de tradição que devem ser levadas em conta quando se procura explicar a criação dos calendários.

A história do nosso calendário (que, para efeitos práticos, é agora o calendário que rege quase todo o mundo, e seguramente todas as relações internacionais) é uma fascinante história científica e cultural, recheada de mil e uma peripécias. A sua forma actual data do século XVI, tendo resultado de um importante esforço empreendido por vários Papas e que envolveu matemáticos e astrónomos de toda a Europa.

A entrada para o evento é gratuita e oferece a oportunidade de visitar também as exposições do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Poderá haver tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, após marcação.

Ainda a propósito do tema deste colóquio, Mas afinal, que dia é hoje?, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva convida os visitantes a participarem num atelier sobre calendários. Será possível consultar uma linha cronológica com referência a alguns dos principais calendários, assim como, perceber o que é o dia e a noite. Os participantes poderão também converter datas do nosso calendário (calendário gregoriano) para outros calendários. Será que tem a mesma idade em Marte? Venha descobrir!

Este atelier terá lugar entre os dias 1 e 16 de Abril, durante o horário de abertura do Pavilhão e a participação será gratuita.

Consulte a restante programação de colóquios em [Agenda]

Para mais informações: Gabinete de Imprensa da SPM Renata Ramalho Tel. 217 986 353 / 933 313 098 Email: spm@spm.pt

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Tel. 218 917 100 www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->