Comunicado de Imprensa

Nanodiálogo - Um megadiálogo sobre a nanotecnologia

22 de Março de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

No melhor pano já não cai a nódoa... É que a indústria têxtil está a produzir novos tecidos, tratados com partículas um milhão de vezes mais pequenas que o milímetro, que repelem a sujidade, mantêm as bactérias à distância ou que permanecem perfumados após múltiplas lavagens.

Como irá a Nanotecnologia mudar as nossas vidas? Qual a participação portuguesa nesta área em desenvolvimento? No próximo sábado, dia 25 de Março, às 16h, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, abre a exposição NanoDiálogo, com a participação de investigadores portugueses. A exposição, que tem por objectivo divulgar e lançar o debate sobre esta temática, aborda os novos materiais e as aplicações que estão já a ser produzidas em todo o mundo. Fármacos mais eficazes, materiais para próteses bem toleradas pelo nosso organismo, biosensores para a medicina e a monitorização do ambiente, telecomunicações e electrónica são algumas das aplicações em que a Nanotecnologia promete vir a mudar as nossas vidas.

A exposição resulta de um projecto europeu apoiado no âmbito do 6º Programa Quadro em que a Ciência Viva participa e tem como objectivo divulgar e estabelecer o debate na sociedade sobre esta área científica.

Para além do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, a exposição está patente ao público em 7 outros centros de ciência europeus:

• Città della Scienza, Itália

• Centre de Culture Scientifique, Technique et Industrielle de Grenoble, França

• Flanders Technology International Foundation, Bélgica

• Deutsches Museum, Alemanha

• Universeum AB, Suécia

• Ahhaa Science Centre, Estónia

• Fundaciò Parc Cientìfic de Barcelona, Espanha

Estão programados encontros com investigadores portugueses na exposição ao sábado à tarde, para que o público possa conhecer de perto os protótipos que estão a desenvolver e debater as perspectivas que esta área traz para o nosso dia-a-dia. Poderá também ver na exposição tecidos impregnados com nanopartículas e vidros que permanecem sempre limpos, produzidos no nosso país.

Sessões no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva nos dias: 25 de Março, 8 de Abril, 22 de Abril, 6 de Maio, 20 de Maio e 3 de Junho, às 16 horas.

Programação em breve disponível em www.pavconhecimento.pt

Mais informação sobre o projecto NanoDialogue em www.nanodialogue.org

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Tel. 218 917 100 www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->