Comunicado de Imprensa

O Dia do Pi no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

08 de Março de 2006



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

3,14159265358979323846…. Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro.

Na próxima terça-feira, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14…). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas. O ano de 2006 é muito especial, porque marca o 300º aniversário da aplicação da letra grega π para designar este número, utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação “Synopsis Palmariorium Mathesios” de William Jones.

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva junta-se a esta iniciativa e convida o público a participar numa série de actividades, “Os desafios do π ”, que terão lugar de terça a domingo, dias 14 a 19 de Março, durante o horário de abertura do pavilhão.

 

PROGRAMA DE ACTIVIDADES

No Foyer (entrada gratuita)

• Sessão especial da Cozinha é um Laboratório quantas vezes é maior uma fatia de pizza familiar em relação a uma fatia de uma pizza média? E que quantidade de massa temos que fazer para cozinhar uma tarte do tamanho desejado?

• Qual o comprimento do cabo? Uma grande bobina de cabo eléctrico estará no nosso foyer. Haverá algum modo de saber o comprimento do cabo sem o desenrolar (o que seria pouco prático dado o tamanho da bobina)?

• As cores do π Vamos começar a construir uma representação visual e bem colorida do número π . A cada algarismo faremos corresponder uma cor e vamos começar a alinhar missangas coloridas que representarão as casas decimais do π . Será que vamos encontrar alguma repetição na sequência de cores?

 

O π nas exposições (entrada paga)

Junto a vários módulos das nossas exposições permanentes Explora e Vê, Faz, Aprende, devidamente assinalados com o símbolo π , os visitantes encontrarão problemas que podem ser resolvidos recorrendo a este número. E, claro, teremos uma visita muito especial à secção do π na nossa exposição Matemática Viva. Algumas destas actividades são baseadas nos trabalhos desenvolvidos pela Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Dr. Rui Grácio de Montelavar, no âmbito do projecto europeu PENCIL (http://www.pavconhecimento.pt/projectos/pencil/) Os alunos e professores desta escola estarão também connosco no Pavilhão do Conhecimento - Ciencia Viva no dia 14 de Março.

Venha participar nestas actividades e descubra tudo o que se esconde para além do 3,14. Contamos consigo.

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Tel: 218 917 100 www.pavconhecimento.pt

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se