Comunicado de Imprensa

Uma ponte entre a Finlândia e Portugal

12 de Maio de 2005



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

No próximo dia 18 de Maio, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva recebe Per-Edvin Persson, director do centro de ciência Heureka, da Finlândia. É mais um contributo para a ponte entre culturas, tema central do Dia Internacional dos Museus.

 

"The Science Centres: current and future role" é o seminário que organizamos nesse dia, às 15 horas, uma oportunidade para quem trabalha nos museus da Rede de Centros Ciência Viva poder discutir o que de mais actual e inovador se faz a nível internacional nesta área. E perceber afinal que Portugal, no domínio dos centros de ciência, é um parceiro igual à Finlândia, com quem desenvolve trabalho conjunto desde 1999.

 

Per-Edvin Persson, além de director do Heureka Science Centre, é presidente da ASTC Association of Science Technology Centres – Washington, D.C. (o primeiro presidente Europeu nos 30 anos de história desta associação americana) e autor de artigos científicos e de divulgação científica e política científica, em particular sobre o impacto dos centros de ciência na sociedade. Para Per-Edvin Persson, a missão dos centros de ciência – promover a cultura científica - será sempre actual. Apesar dos centros de ciência serem confrontados com novos desafios, o objectivo principal permanece o mesmo: levar a ciência e a tecnologia ao público e demonstrar a sua relevância para o nosso dia-a-dia.

 

Per-Edvin Persson, Pelle, como gosta de ser chamado, é muito optimista relativamente ao papel que os centros de ciência virão a desempenhar no século XXI e baseia o seu optimismo em dois factos: no constante aumento do número de visitantes, assim como no número crescente de novos centros e museus de ciência. Defende que os centros de ciência podem enfrentar a concorrência de outros destinos de entretenimento e lazer, destacando a sua principal vantagem competitiva: o seu conteúdo científico. É neste contexto que se insere o trabalho que os Centros Ciência Viva, em particular o Pavilhão do Conhecimento, têm vindo a desenvolver no nosso país.

 

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Tel. 218 917 100 www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se