Comunicado de Imprensa

Tardes de Matemática 2005

11 de Maio de 2005



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

Sabia que simples experiências lúdicas com superfícies podem permitir descobrir alguma matemática interessante? E que, tentando jogar em superfícies um jogo bem conhecido, se podem descobrir propriedades interessantes - do jogo e das superfícies? É esse o tema do último colóquio Tardes de Matemática 2005, que terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa, no sábado, 14 de Maio, às 15h00.

 

Com a ajuda de modelos virtuais manipuláveis, o matemático Manuel Arala Chaves falará sobre a matemática associada a certas experiências lúdicas com superfícies. A partir do chamado «jogo dos 15» (com 15 peças móveis num tabuleiro quadrado de 4x4, há que reconstituir uma figura), será analisada a matemática ligada ao jogo e as alterações que ocorrem se o jogarmos numa outra superfície. Noutro exemplo, observando o que se passa ao encher de água o "interior" de uma superfície, serão tiradas conclusões importantes sobre a sua forma.

 

Manuel Arala Chaves foi professor catedrático no Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências do Porto desde 1973, de onde se reformou em 2003. Desde então, dedica-se integralmente ao projecto de divulgação de matemática Associação Atractor, criado em 1999. A Associação Atractor concebeu e produziu a exposição “Matemática Viva”, patente no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva A palestra terá duração de uma hora e em seguida o público poderá fazer perguntas.

Poderá haver tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, após marcação (tel. 218 917 100).

A entrada para o evento será gratuita e os participantes poderão visitar também as exposições do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, muito especialmente a Matemática Viva.

 

As Tardes de Matemática ocorrem desde de 2001 em Lisboa, com grande sucesso. São uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), em conjunto com o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e a Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, e contam com o apoio do Centro de Matemática e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Fnac.

 

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Tel. 218 917 100

 

Gabinete de Imprensa da SPM Renata Ramalho, 217 986 353 / 933 313 098, spm@spm.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se