Comunicado de Imprensa

PULSE - Public Understanding of Life Sciences

30 de Outubro de 2003



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um dos parceiros no projecto Europeu PULSE (Public Understanding of Life Sciences), que decorreré nos próximos dias 4 e 5 de Novembro e que envolverá 300 jovens de três países Europeus (Dinamarca, Itália e Portugal).

 

O PULSE tem como objectivo global encontrar novos modos de informar sobre as ciências da vida, bem como obter indicadores sobre até que ponto as actividades normalmente desenvolvidas nos museus interactivos de ciência alteram a percepção dos jovens em relação a esta temática. Concretamente, será testado e analisado se diferentes argumentos e actividades alteram a atitude dos jovens em relação à engenharia genética.

 

O coordenador do projecto é o centro de ciência dinamarquês Experimentarium e, para além do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, entra também como parceiro o Museo Tridentino di Scienze Naturali, situado em Trento, Itália. No projecto participarão 300 jovens (100 por país) de ambos os sexos, de 16 a 18 anos, com e sem formação em áreas científicas.

 

Serão desenvolvidas intensivamente actividades variadas, durante os dois dias e serão realizados dois inquéritos: um no primeiro dia, para obter a opinião sobre aspectos diversos de engenharia genética e outro no segundo, para avaliar se houve (ou não) alteração de opinião dos jovens sobre estes mesmos temas. Com base nas respostas aos inquéritos, será seleccionado um focus group para entrevista.

 

O programa de actividades (consultar programação e horários) desenvolvido pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva envolve:

 

Exibição de um filme de ficção científica com temática relacionada com a genética.

Debate sobre o filme com a presença de cientistas.

Ateliers práticos sobre genética (extracção de DNA, amplificação por PCR, sequenciação de DNA, expressão de um clone, pesquisa na Bionet)

Videoconferência entre os três países participantes

Jogo/Debate (Nota: as actividades não são necessariamente idênticas em todos os países participantes)

 

Os participantes no PULSE em Portugal são alunos da Escola Secundária /3 José Cardoso Pires e Escola Secundária de Pedro Nunes. O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva conta ainda com a colaboração de:

Centro de Química Fina e Biotecnologia da FCTUNL

REQUIMTE (www.requimte.pt), Laboratório Associado em Química Verde (organização de ateliers sobre o DNA)

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (cientistas provenientes destas entidades estarão presentes nos debates)

Curso Internacional de Bioética da FLAD (role-play sobre “o arroz dourado”)

Videoteca Municipal de Lisboa (visionamento do filme GATTACA)

 

Entre os produtos finais deste projecto constam a criação de uma webpage PULSE, assim como de um jornal PULSE, com base essencialmente em trabalhos dos jovens participantes. Os resultados do projecto serão divulgados durante a conferência Anual do ECSITE (European Collaborative for Science, Industry and Technology Exhibitions), que terá lugar nos dias 27 a 29 de Novembro em Munique e haverá também um relatório final para a União Europeia.

 

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva Tel 21 891 71 00 www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se