Comunicado de Imprensa

Como os engenheiros nos tratam da saúde - Sessão pública promovida pelo Instituto de Engenharia Biomédica

22 de Julho de 2003



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva tem o prazer de acolher na próxima Quinta-feira, dia 24 de Julho 2003, a reunião anual do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB http://www.ineb.up.pt/ ).

 

Após a reunião de trabalho, o INEB realiza, às 17h30, uma sessão aberta, onde o público pode conhecer alguns exemplos de Engenharia Biomédica aplicada a temas das Ciências da Saúde.

 

Alguns dos temas que vão ser abordados:

 

Processamento Digital de Imagem: microscopia, radiografia digital e ressonância magnética, são instrumentos cada vez mais poderosos na prática médica graças a programas computacionais evoluídos.

 

Sinais do Corpo Humano: o processamento e interpretação dos sinais do corpo humano, como a pressão sanguínea e o electrocardiograma, têm um papel importante no diagnóstico médico e nas decisões terapêuticas. Nesta área, o INEB tem desenvolvido tecnologias para vigilância do feto.

 

Do "osso velho" ao "osso novo" e outras aplicações dos biomateriais: regeneração de ossos e libertação controlada de fármacos são apenas algumas das muitas aplicações de materiais cerâmicos desenvolvidos pela engenharia biomédica.

 

Novos eléctrodos para saber mais sobre o cérebro: as ondas emitidas pelo cérebro podem ser captadas por eléctrodos colados ao couro cabeludo. O desenvolvimento de novos eléctrodos que podem ser aplicados em maior quantidade e sem desconforto para o paciente permitem obter mais informação sobre o funcionamento cerebral.

 

A sessão terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Entrada gratuita. Tradução simultânea em língua gestual portuguesa (após marcação)

 

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva Tel 21 891 71 00 www.pavconhecimento.pt

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se