EM TORNO DE COPENHAGA: ciência e política em debate
04 de Junho de 2003
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
6 e 27 de Junho, às 23h30, no Teatro Aberto
A propósito do espectáculo Copenhaga, o Teatro Aberto organiza conjuntamente com o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, duas conversas com personalidades das áreas científica, política e militar para debater com o público questões levantadas pela peça.
As sessões têm lugar às 23h30, no foyer do Teatro Aberto, após o final do espectáculo, que começa às 21h 30 na Sala Vermelha. A entrada para participação nos debates é livre.
dia 6 de Junho * Maria de Lourdes Pintassilgo * Mariano Gago * Pedro Pezarat Correia * Nuno Crato (moderador)
dia 27 de Junho * António Silva Ribeiro * Diogo Freitas do Amaral * J.J. Fraústo da Silva * Jorge Dias de Deus * Carlos Pinto Coelho (moderador)
Sobre a peça: COPENHAGA de Michael Frayn
Setembro 1941, na Dinamarca ocupada pelas tropas alemãs. O físico alemão Werner Heisenberg visita Niels Bohr, o físico dinamarquês com quem trabalhara nos anos 20 no desenvolvimento da física atómica. Qual o motivo dessa visita em plena guerra, quando em segredo se preparavam as bombas que, em 1945, seriam lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki? O que disseram Heisenberg e Bohr um ao outro nessa noite em Copenhaga? Que responsabilidade tiveram na forma como a guerra terminou?
Margrethe Bohr - Carmen Dolores, Niels Bohr - Luís Alberto, Werner Heisenberg - Paulo Pires
A versão portuguesa da peça é de Vera San Payo de Lemos e João Lourenço, a cenografia de Henrique Cayatte e João Lourenço, os figurinos de Maria Gonzaga e a encenação de João Lourenço.
Para mais informações: Tel.: 218 917 100 www.pavconhecimento.pt