Comunicado de Imprensa

COPENHAGA de Michael Frayn, na sala vermelha do Teatro Aberto

23 de Abril de 2003



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

O Teatro Aberto, contando com o apoio do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, entre outros, apresenta a partir do dia 25 de Abril a peça COPENHAGA de Michael Frayn.

 

<< Setembro 1941, na Dinamarca ocupada pelas tropas alemãs. O físico Alemão Werner Heisenberg visita Niels Böhr, o físico Dinamarquês com quem trabalhara nos anos 20 no desenvolvimento da física atómica. Qual o motivo dessa visita em plena guerra, quando em segredo se preparavam as bombas que, em 1945, seriam lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki? O que disseram Heisenberg e Böhr um ao outro nessa noite em Copenhaga? Que responsabilidade tiveram na forma como a guerra terminou? >>

 

Analisando a memória desse encontro em Copenhaga, os dois físicos e Margrethe Böhr demonstram o princípio da incerteza que descobriram para a física moderna: "que não há nenhum universo objectivo que se possa determinar com precisão, que o universo existe só como uma série de aproximações, só através da capacidade de compreensão que existe dentro do cérebro humano."

 

Para além do grande êxito que obteve em diversas cidades como Londres, Paris e Nova Iorque, esta peça foi galardoada, entre outros, com os seguintes prémios: 3 "Tony" e "Outer Critic" (Nova Iorque); "Evening Standard", "Critic´s Circle" e "Lawrence Olivier (Londres) e ainda 2 prémios "Molière" (Paris).

 

COPENHAGA de Michael Frayn

Versão: João Lourenço / Vera San Payo de Lemos

Dramaturgia: Vera San Payo de Lemos

Tecnologia: YDreams

Figurinos: Maria Gonzaga

Cenografia: Henrique Cayatte / João Lourenço

Encenação: João Lourenço

Elenco: Carmen Dolores / Luís Alberto / Paulo Pires

 

Bilheteira das 14h00 às 22h00. Tel. 213 880 089

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se