Comunicado de Imprensa

Escola de Feiticeiros - Ciência Viva no Pavilhão do Conhecimento

04 de Fevereiro de 2003



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

Os primeiros alunos da Escola de Feiticeiros chegam-nos de Vinhais.

No próximo dia 7 de Fevereiro, Sexta-feira, às 19horas, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva recebe 15 crianças prontas a enfrentar as mais duras e divertidas provas para chegarem, por volta da meia noite, ao ambicionado diploma de feiticeiro.

 

"Escola de Feiticeiros - Ciência Viva no Pavilhão do Conhecimento", é uma iniciativa para crianças dos 7 aos 10 anos que decorrerá todas as Sextas feiras, de Fevereiro a Setembro 2003.

Para se conseguir o diploma de feiticeiro (Substantivo masculino, figurado, indivíduo encantador ou sedutor) é necessário encantar-se com a ciência e deixar-se seduzir pela descoberta. Nesta escola não faltam trabalhos práticos e não será de todo possível fazer o curso sem passar pelo laboratório! Líquidos que mudam cor não têm a ver com magia - um pouco do ácido de limão ou de bicarbonato de soda fazem toda a diferença entre o vermelho vivo e o azul arroxeado; luzes misteriosas no escuro não são fantasmas mas sim o resultado de substâncias fosforescentes; fazer um buraco numa vulgar folha de papel por onde passe uma pessoa não necessita de um passe de mágica, mas apenas de um pequeno exercício de topologia, um ramo quase mágico da matemática.

 

Ter em conta o papel da magia no imaginário infantil e orientá-lo para a apropriação da cultura científica é a razão de ser desta iniciativa. Despertar nos mais novos o gosto pela ciência, continuará a ser sempre um dos principais objectivos da Ciência Viva.

 

19.30 - 20.00 >> Recepção dos alunos

 

20.00 - 20.45 >> Jantar

 

21.00 - 22.30 >> Percurso científico de descoberta

 

22.30 - 23.45 >> Actividades laboratoriais

 

24.00 >> Entrega dos diplomas

 

Para mais informações: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva Tel 218 917 1 00 info@pavconhecimento.pt www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->