TINKER SHOP

Conceito

Quando nos deixamos contagiar pela ciência e pela curiosidade, a vontade de criar, experimentar e partilhar aumenta. No Tinker Shop temos atividades para makers, curiosos e talentosos, nas quais vamos aprender eletrónica, programação e robótica, prototipar ideias e criar as mais fantásticas engenhocas que se possam imaginar.

Às 10.30 e às 15.30 – Duração 2h00 | M/8 | Oficina | Gratuito na compra do bilhete de acesso às exposições.

Ponto de encontro: Junto ao Pêndulo de Foucault.


Agenda 

TINKER SHOP


Outubro

4 e 5 | Alphabots

Estás pronto para guiar um robô num percurso cheio de obstáculos? Com o AlphaBot vais descobrir como a programação transforma simples instruções em movimentos inteligentes. O desafio é só um: levar o robô até ao fim sem se deixar parar pelos obstáculos. Preparado para mostrar o programador que há em ti?

18 e 19 | Carrossel de Papel 

Nesta atividade de STEM podemos construir um ‘twirligig’, um simples brinquedo de papel que ganha vida ao rodar no ar. Através da sua criação e experimentação, vamos explorar conceitos de força, movimento, gravidade e aerodinâmica, descobrindo como pequenas mudanças podem influenciar as trajetórias e movimentos dos objetos

 

Novembro

1 e 2 | Soldadura  

Prepara-te para colocar as mãos na eletrónica e descobrir como pequenos motores ganham movimento! Nesta oficina vais trabalhar como um verdadeiro técnico, soldando e testando motores de forma prática. Diverte-te a experimentar, aprende com a experiência e leva a tua criação para casa para continuares a explorar e construir.

15 e 16 | Pinhole Box 

E se te disséssemos que podes ver o mundo de uma forma totalmente diferente, sem óculos ou lentes especiais? Nesta oficina vais explorar como os nossos olhos percebem a luz e como ela se transforma. Uma experiência prática que vai despertar a tua curiosidade e fazer-te olhar para tudo à tua volta de uma maneira diferente! 

Dezembro

6 e 7 | Postais em ScratchJr

O ScratchJr é uma linguagem de programação introdutória destinada a crianças e permite criar postais, histórias e jogos interativos. Utilizando blocos de programação gráfica podemos criar personagens que se movem, saltam e até cantam. Podemos ainda criar formas, inserir fotografias, adicionar texto, sons e vozes, e em seguida usar os blocos de programação para dar vida a objetos e personagens. No final vamos criar postais interativos

20 e 21 | A engenharia de um farol  

Os faróis sempre foram importantes para guiar os marinheiros em alto mar. A sua função é noturna e ajuda a orientar quem está perdido ou não consegue ver. Mas será só esta a importância dos faróis? Enquanto constroem os vossos próprios modelos de faróis, vamos abordar estas e outras questões. Preparados faroleiros?

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

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