Comunicado de Imprensa

NASA entrega experiências de escolas portuguesas no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

01 de Março de 2002



PAVILHÃO DO CONHECIMENTO – CIÊNCIA VIVA


 

Sexta-feira, 1 de Março, às 11h

 

Na próxima sexta-feira, 1 de Março, no Pavilhão do Conhecimento, Arnauld Nicogossian, responsável máximo da NASA para as áreas da Medicina e Saúde, devolve aos jovens portugueses as amostras que viajaram no Vaivém Espacial Endeavour, em Dezembro último.

 

Sementes, vinho do Porto e da Madeira, azeite, açúcares, hologramas e polímeros, são algumas das amostras que estiveram em órbita terrestre durante 11 dias, tendo sido sujeitas ao ambiente de microgravidade, a radiações, a elevadas diferenças de temperatura e a violentas acelerações à partida e à chegada.

Alunos e professores vão agora realizar experiências com estas amostras nas escolas e nos laboratórios das instituições científicas que participam neste programa educativo da NASA, em interacção com escolas americanas.

A participação portuguesa no Space Experiment Module Program, da NASA, é coordenada a nivel nacional pelo Ciência Viva, no âmbito do projecto Pulsar, e envolve 14 escolas e 7 instituições científicas em Portugal.

 

Informações detalhadas sobre o projecto e respectivas actividades experimentais podem ser obtidas em www.cienciaviva.mct.pt/pulsar.

 

Programa:

 

11 h - Breve apresentação do projecto

Ana Noronha, Ciência Viva

Abertura do módulo por Arnauld Nicogossian, na presença de Ingrid Desilvestre (NASA) e representantes da Embaixada dos EUA

Arnauld Nicogossian distribui amostras a alunos e professores das escolas no projecto.

 

11h 30 - Apresentação de actividades do projecto por alguns alunos e professores, com intervenções, nomeadamente de: Helena Neto, Externatos Aljubarrota e D. Estefânia (Amadora) Dometila Menezes e alunos do 12º ano, Escola Secundária de Passos Manuel Maria da Luz Figueiredo, Escola EB1 da Figueira da Foz, nº2 Ana Sofia Mendes, Escola Básica do 1º Ciclo nº 3 de Vila Franca de Xira Alunas da Escola Secundária Reynaldo dos Santos, de Vila Franca de Xira.

 

12h 00 Interacção dos alunos com Arnauld Nicogossian (sessão de perguntas e respostas).

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se