Comunicado de Imprensa

Novo Espaço de Divulgação da Ciência abre em Junho, no Parque das Nações - Projecto e primeiras exposições apresentados à comunicação social

08 de Fevereiro de 1999



9 de Fevereiro, 11 horas, Parque das Nações*


 

A Apresentação do Projecto do Novo Espaço de Divulgação da Ciência, que ocupará o antigo Pavilhão do Conhecimento dos Mares, no Parque das Nações, tem lugar amanhã, às 11 horas, na antiga Loja daquele Pavilhão.

 

Na sessão, presidida pelo Ministro José Mariano Gago, participa António Mega Ferreira, presidente do Parque das Nações.

Esta cerimónia destina-se não só a assinalar a transferência simbólica para o Ministério da Ciência e da Tecnologia do antigo Pavilhão, mas também a apresentar o primeiro conjunto de exposições de ciência e tecnologia, que irão inaugurar o novo espaço, em Junho próximo.

Será ainda apresentada a equipa que constitui a Comissão Instaladora do novo espaço, concebido como um grande Centro Interactivo de Ciência, de nível europeu.

Intervirão nesta sessão responsáveis do Science Museum de Londres, que concebeu uma das cinco exposições que estarão patentes ao público no primeiro semestre de vida do novo espaço.

Recorda-se que, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros nº 68/98, foi resolvido promover a afectação de edifícios e infra-estruturas da Exposição Internacional de Lisboa Expo98 que, pelas suas características podem contribuir para a qualificação da zona de intervenção, nomeadamente para fins de representação do Estado, de prossecução das políticas científica e cultural e de afirmação internacional de Portugal.

Na sequência e no espírito daquela Resolução foi decidido afectar o então Pavilhão do Conhecimento dos Mares ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, para ali instalar um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia. Esta escolha foi alicerçada por um estudo comparativo de três pavilhões (Futuro, Conhecimento e Portugal), encomendado pelo MCT. Das conclusões desse estudo, apontou-se o Pavilhão do Conhecimento como o mais adequado ao objectivo do Ministério da Ciência e da Tecnologia.

 

Com o encerramento definitivo da Exposição do Pavilhão do Connhecimento dos Mares, no final do mês, começam os trabalhos de adaptação do novo espaço, para as suas novas funções.

 

A inauguração do novo espaço do MCT ocorrerá em Junho próximo.

 

MCT, 8 de Fevereiro de 1998

 

* Antiga Loja do ex-Pavilhão do Conhecimento dos Mares, Parque das Nações, Lisboa (a entrada faz-se directamente pelo pisso térreo, pela porta virada para a Avenida das descobertas).

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se