Comunicado de Imprensa

Pavilhão do Conhecimento: espaço interactivo de divulgação científica e tecnológica

23 de Julho de 1999



Parque das Nações Domingo, 25 de Julho, 12 horas


 

Com a presença do primeiro-ministro António Guterres e do ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, é inaugurado domingo, pelas 12 horas, o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.

 

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva é um novo espaço para a divulgação da ciência e da tecnologia, de iniciativa e responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Baseado nos modernos conceitos da museologia interactiva, este espaço de divulgação é também um centro nacional de recursos, que apoiará outros centros e museus de ciência em todo o país e integrará as redes internacionais. Nesse sentido, caber-lhe-á estimular a concepção e produção de exposições a cargo de instituições nacionais, bem como lançar uma oferta de formação em museologia científica, em colaboração com outras instituições congéneres no estrangeiro.

 

O Pavilhão do Conhecimento abre as suas portas com um conjunto de seis exposições interactivas contemporâneas, provenientes de outros tantos centros de excelência internacional: Exploratorium (S. Francisco, EUA), Cité des Sciences (La Villete, França), Science Museum (Londres), Techniquest (Cardiff, Reino Unido), Heureka (Finlândia) e Deutsches Museum (Alemanha). Além da área de exposições, o Pavilhão do Conhecimento está dotado de uma zona pública na qual está instalada uma Mediateca especializada e um Cibercafé (espaço de acesso gratuito à Internet). Ambos estão acessíveis a todos os interessados, independentemente de visitarem ou não as exposições.

 

A pensar nas visitas guiadas das escolas, foi prevista uma zona de lanches.

Um pequeno auditório permite a realização de colóquios e actividades similares.

 

O Pavilhão do Conhecimento estará aberto de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita até aos seis anos; de 400 escudos para crianças; de 800 escudos para adultos; e de 1.800 escudos por grupo de dois adultos e duas crianças maiores de 6 anos. Grupos escolares beneficiam de tarifas especiais.

 

O Pavilhão do Conhecimento é um edifício de autoria do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, recentemente galardoado em Barcelona com o Grande Prémio FAD de Arquitectura1999.

 

MCT, 23 de Julho de 1998

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se