Comunicado de Imprensa

Com as Minorias: crianças imigrantes visitam Pavilhão do Conhecimento - Lançamento do web-site www.mimaior.pt

16 de Setembro de 1999



Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações - 17 de Setembro, 18.00 horas


 

Com a presença do ministro José Mariano Gago, tem lugar dia 17 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento, a apresentação do "web-site" do projecto "Com as Minorias", desenvolvido pelas associações de imigrantes que o integram (www.mimaior.pt).

 

De seguida, crianças dos bairros onde se localizam as associações visitam as exposições interactivas de ciência do Pavilhão do Conhecimento.

Participam igualmente nesta sessão de apresentação do "web site" do projecto "Com as Minorias" os ministros dos países de língua portuguesa que se encontram em Lisboa por ocasião da I Reunião Ministerial de Ciência e Tecnologia da CPLP.

 

São, desde já, sete as associações de imigrantes na Área Metropolitana de Lisboa que funcionam como pólos difusores do projecto "Com as Minorias", integrado no Programa CIDADES DIGITAIS, da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia: a Associação Cabo-verdiana, a Associação Guineense de Solidariedade Social/Aguinenso, a Associação Unidos de Cabo-Verde, a Associação SOS/Defesa dos Angolanos, a Associação Espaço da Comunidade Cabo-verdiana em Portugal/Eco-Co, a Associação Cabo-verdiana de Setúbal e a Associação Cultural Luso-Africana/Morna.

 

Este projecto, que envolve ainda o Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, as câmaras municipais de Amadora, Oeiras e Setúbal e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, visa constituir uma acção exemplar de apoio à integração social de populações em risco de exclusão, por via do acesso e aprendizagem nas tecnologias da informação.

Um dos pressupostos do projecto "Com as Minorias" é o combate à info-exclusão, que atinge sobretudo as camadas mais desfavorecidas da sociedade. É convicção do MCT que o acesso de grupos desfavorecidos às tecnologias de informação e de comunicação poderá auxiliar a aprendizagem e a valorização escolar e profissional, nomeadamente dos jovens dessas comunidades. Este projecto contribui também para o reforço da identidade cultural e perspectivas de vida das populações envolvidas, bem como para a sua integração numa sociedade da informação aberta e pluralista.

 

O projecto está a ser desenvolvido pelas sete associações de imigrantes acima referidas, localizadas na Área Metropolitana de Lisboa, abrangendo populações imigradas que habitam as áreas de influência dessas associações. Nas associações foram instalados computadores multimédia ligados à Internet, através da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, permitindo o acesso das populações à informação e à formação. As acções são dinamizadas por monitores locais especialmente treinados para o efeito.

 

O Programa CIDADES DIGITAIS, no qual esta acção se inscreve, foi lançado no início do ano passado. Além do combate à exclusão social, três outros grandes vectores de desenvolvimento estão a decorrer noutras cidades: melhorar a vida urbana (Aveiro); combater a interioridade (Guarda e Bragança); reforçar a competitividade económica e o emprego (Marinha Grande). Em fase de preparação estão projectos nas cidades do Vale do Lima, Vale do Ave, Braga, Viseu, Setúbal, Vila Real e Castelo Branco.

 

MCT, 16 de Setembro de 1999

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se