Comunicado de Imprensa

Sessão presidida por S. Exa o Presidente da República e com a presença do Ministro da Ciência e da Tecnologia - Homenagem ao Nobel português da medicina Salão nobre da Câmara Municipal de Estarreja

26 de Outubro de 1999



Pavilhão do Conhecimento associa-se às comemorações com módulo expositivo e CD-Rom - 27 de Outubro, 19 horas


 

"Retrato de Egaz Moniz" é o título da obra cuja sessão de lançamento é presidida pelo Presidente da República, quarta-feira, em Estarreja - terra natal do Nobel da Medicina. Igualmente presente nesta iniciativa, o ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago.

 

"Retrato de Egas Moniz" é da autoria de Ana Leonor Pereira, João Rui Pita e Rosa Maria Rodrigues, e a sua edição está integrada nas Comemorações do Cinquentenário da Atribuição do Prémio Nobel a Egas Moniz, promovidas pela autarquia de Estarreja.

 

O programa da sessão inicia-se com as alocuções "Criações de Egas Moniz" por Ana Leonor Pereira e "Egas Moniz: o Sábio Que Eu Conheci Há 50 Anos", por António Rocha e Melo. Segue-se uma apresentação da obra pelo neurocirurgião João Lobo Antunes.

Também amanhã, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, entra em funcionamento um apontamento expositivo sobre Egas Moniz, numa iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Este módulo, cuja concepção foi da responsabilidade do Laboratório de Estudos da Linguagem, do Hospital de Santa Maria, é composto, essencialmente, pela reconstituição do gabinete de trabalho de Egas Moniz. É complementado com um vídeo sobre o neurocirurgião português que ganhou o Prémio Nobel.

Neste módulo está também disponível a versão perliminar de um CD-Rom sobre Egas Moniz, apoiado pela Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tutelada pelo MCT. O Ministério da Ciência e da Tecnologia, que se associou desde a primeira hora às comemorações dos 50 anos do Nobel, patrocionou já a reedição de "Confidências de um Investigador Científico", uma obra auto-biográfica de Egas Moniz.

 

MCT, 26 de Outubro de 1999

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se