Comunicado de Imprensa

As cidades pensadas em português: uma herança para o século XXI - Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa

05 de Maio de 2000



Pavilhão do Conhecimento, 8 de Maio, 15 horas - Com a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia


 

Tem lugar segunda-feira, 8 de Maio, às 15 horas, no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações), a assinatura de um protocolo envolvendo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, o Centro de Estudos de Urbanismo e de Arquitectura do ISCTE, e um conjunto de Arquivos e Bibliotecas, portugueses e brasileiros, com vista à criação do Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa.

 

Esta sessão conta com a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, e é seguida de uma visita à exposição "Imagens do Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa", patente ao público naquele espaço de divulgação científica.

 

O Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa consiste numa base de dados informatizada, composta por texto e imagem, de cartografia histórica de cidades de origem portuguesa, existente em arquivos e bibliotecas de Portugal e do estrangeiro, e disponível através da Internet. O projecto, de que é coordenador o arquitecto Manuel Teixeira, está a ser desenvolvido no Centro de Estudos de Urbanismo e de Arquitectura do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, organismo do MCT.

 

A cartografia histórica de cidades de origem portuguesa é uma fonte documental fundamental para o estudo da história urbana portuguesa, encontrando-se essa cartografia dispersa por um grande número de arquivos e bibliotecas, públicos e privados, nacionais e estrangeiros.

 

Este Arquivo Virtual tem por objectivo reunir sob a forma digital esta documentação dispersa, tornando-se acessível aos investigadores e ao público em geral. Procura-se, desta forma, preencher uma grave lacuna documental e de pesquisa da história urbana portuguesa, constituindo, simultaneamente, um instrumento para o conhecimento, a divulgação e o estudo do património urbano.

 

Numa primeira fase do projecto foram pesquisados os principais arquivos e bibliotecas portuguesas, estando actualmente a realizar-se a pesquisa de arquivos no Brasil e na Europa, com o objectivo de referenciar e de catalogar a principal cartografia urbana neles existentes.

Através do estabelecimento de protocolos com estes organismos, nacionais e estrangeiros, a documentação recolhida irá sendo sucessivamente integrada neste Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa. Assim, o protocolo que segunda-feira é assinado, envolve as seguintes instituições:

De Portugal:

-Arquivo Histórico Militar

-Arquivo Histórico Ultramarino

-Biblioteca Central da Marinha

-Arquivo Central

-Biblioteca Nacional

-Biblioteca Pública Municipal do Porto

-Museu da Cidade de Lisboa

-Sociedade de Geografia de Lisboa

 

Do Brasil:

-Arquivo Histórico do Exército

-Arquivo Nacional

-Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha

-Fundação Biblioteca Nacional

-Mapoteca do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty)

 

Este Arquivo Virtual de Cartografia Urbana Portuguesa desenvolve-se no âmbito de um projecto de pesquisa mais amplo, sobre o tema das morfologias urbanas das cidades de origem portuguesa. Nele se investigam as características morfológicas dos traçados urbanos e as suas especificidades formais em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Paralelamente à investigação das morfologias urbanas e à estruturação do Arquivo Virtual de Cartografia Urbana, procura-se desenvolver uma comunidade de interesses em torno do urbanismo português e da valorização do património português construído no mundo. Uma página na Internet (www.urban.iscte.pt), a publicação da revista electrónica Urbanismo e a estruturação de um Grupo de Discussão em torno dos temas da história urbana e do urbanismo português no mundo contribuem para estes objectivos.

 

MCT, 5 de Maio de 2000

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se