Comunicado de Imprensa

Semana da Ciência e da Tecnologia 2000 - Agenda para Sexta-feira, 24 de Novembro

23 de Novembro de 2000



Acções com a participação do ministro José Mariano Gago


 

Sexta-feira 24 - Dia Nacional da Cultura Científica

 

10h 00m - Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) Quinta do Marquês, Oeiras Visita a Laboratórios do Instituto.

 

10h 30m - Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) Av. da República, Oeiras

Apresentação do instituto e breve apresentação do trabalho desenvolvido com alunos e professores do ensino secundário em projectos Ciência Viva; assinatura do contrato de Laboratório Associado.

Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) é um instituto de investigação da Universidade Nova de Lisboa, criado em 1992 com o objectivo de proporcionar formação avançada num ambiente interdisciplinar através da investigação em Química, Biologia e engenharias associadas, destacando-se a área recente da Biologia Molecular.

O ITQB é um instituto aberto, onde trabalham lado a lado investigadores de várias instituições. De salientar a colaboração de longa data com o Instituto Gulbenkian de Ciência, que desenvolve investigação nas áreas da Biologia e Biomedicina, havendo partilha de instalações e recursos. A colaboração com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) permite uma interface universidade-indústria, através de uma instalação piloto certificada.

Participam no IBET companhias agro-industriais, farmaceuticas e indústrias de papel.

 

18h 00m - Abertura oficial da Exposição "Matemática Viva", Pavilhão do Conhecimento Pavilhão do Conhecimento Alameda dos Oceanos, Parque das Nações - Lisboa

Esta exposição foi concebida e produzida pela "Atractor - Matemática Interactiva", uma associação que integra entidades e matemáticos portugueses, sendo comissariada pelo Prof Arala Chaves.

A exposição é composta por um conjunto de cerca de 60 propostas interactivas que constituem um laboratório experimental para descobrir conceitos e resultados matemáticos.

 

António Vitorino de Almeida tocará uma peça de Mozart "Jogo de Dados Musical", cuja sequência é gerada aleatoriamente, com base num dos módulos presentes na exposição.

 

Programa integral em www.cienciaviva.mct.pt

 

MCT, 23 de Novembro de 2000

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se