Comunicado de Imprensa

Semana da Ciência e da Tecnologia 2000 - Agenda para Sexta-feira, 24 de Novembro

23 de Novembro de 2000



Acções com a participação do ministro José Mariano Gago


 

Sexta-feira 24 - Dia Nacional da Cultura Científica

 

10h 00m - Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) Quinta do Marquês, Oeiras Visita a Laboratórios do Instituto.

 

10h 30m - Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) Av. da República, Oeiras

Apresentação do instituto e breve apresentação do trabalho desenvolvido com alunos e professores do ensino secundário em projectos Ciência Viva; assinatura do contrato de Laboratório Associado.

Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) é um instituto de investigação da Universidade Nova de Lisboa, criado em 1992 com o objectivo de proporcionar formação avançada num ambiente interdisciplinar através da investigação em Química, Biologia e engenharias associadas, destacando-se a área recente da Biologia Molecular.

O ITQB é um instituto aberto, onde trabalham lado a lado investigadores de várias instituições. De salientar a colaboração de longa data com o Instituto Gulbenkian de Ciência, que desenvolve investigação nas áreas da Biologia e Biomedicina, havendo partilha de instalações e recursos. A colaboração com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) permite uma interface universidade-indústria, através de uma instalação piloto certificada.

Participam no IBET companhias agro-industriais, farmaceuticas e indústrias de papel.

 

18h 00m - Abertura oficial da Exposição "Matemática Viva", Pavilhão do Conhecimento Pavilhão do Conhecimento Alameda dos Oceanos, Parque das Nações - Lisboa

Esta exposição foi concebida e produzida pela "Atractor - Matemática Interactiva", uma associação que integra entidades e matemáticos portugueses, sendo comissariada pelo Prof Arala Chaves.

A exposição é composta por um conjunto de cerca de 60 propostas interactivas que constituem um laboratório experimental para descobrir conceitos e resultados matemáticos.

 

António Vitorino de Almeida tocará uma peça de Mozart "Jogo de Dados Musical", cuja sequência é gerada aleatoriamente, com base num dos módulos presentes na exposição.

 

Programa integral em www.cienciaviva.mct.pt

 

MCT, 23 de Novembro de 2000

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se