Comunicado de Imprensa

Sessão Portugal Digital
Primeiro-ministro e ministro da Ciência e da Tecnologia
na apresentação de projectos exemplares de democratização da Sociedade da Informação

07 de Fevereiro de 2001



Quinta-feira, 8 de Fevereiro, 11.30 horas - Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa


 

O Primeiro-Ministro António Guterres e o Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, presidem, amanhã, no Pavilhão do Conhecimento, à Sessão "PORTUGAL DIGITAL".

 

Neste espaço concentrar-se-ão um conjunto de projectos inovadores para a promoção da Sociedade da Informação em Portugal, que têm sido desenvolvidos nos últimos anos, em todo o país. Pretende-se que estas experiências sejam amplamente generalizadas, no âmbito do programa Portugal Digital.

 

Esta sessão decorre no dia em que é lançado o concurso público de Criação de Espaços Internet em todos os municípios do país.

 

O chefe de Governo e o responsável pela área da Sociedade da Informação assistirão à construção de páginas Web - uma actividade regular do Cibercafé do Pavilhão do Conhecimento - e à apresentação dos resultados do projecto "Portugal na Internet (d)escrito pelos seus Jovens".

 

Este projecto levou já à criação de uma enorme quantidade de conteúdos para a Internet sobre os aspectos mais variados da realidade portuguesa, com uma particularidade: foram concebidos e executados por estudantes portugueses, utilizando os recursos postos à sua disposição pela ligação das escolas à Internet. Também as actividades da Fundação para a Computação Científica Nacional - o organismo responsável pela gestão da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, que liga universidades, centros de investigação, escolas, bibliotecas e associações, além de gerir os domínios Internet para Portugal - vão ser "visitadas", bem como o programa destinado ao Processamento Computacional da Língua Portuguesa.

 

O sistema de submissão electrónica de projectos de investigação científica com assinatura digital (SAPIENS), desenvolvido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é um dos mais modernos do seu género, em todo o mundo. Será apresentado na sessão de amanhã, tal como o sistema de bases de dados de apoio ao sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação (bolsas, projectos, financiamento de centros de investigação, etc).

 

Serão igualmente apresentadas as iniciativas na área da Acessibilidade aos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação. Estas iniciativas inserem-se na estratégia prioritária do Governo de combate à info-exclusão. Aliás, a preocupação com a democratização do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação para efeitos de cidadania e qualificação dos portugueses estará patente na apresentação do Diploma de Competências Básicas na Sociedade da Informação, cuja experiência piloto decorreu com assinalável sucesso na Região Autónoma dos Açores e agora será generalizada a todo o país.

 

Várias experiências de sucesso do Programa Cidades Digitais mostram-se, igualmente, no Pavilhão do Conhecimento.

 

Aveiro, Vila Real, Bragança, Marinha Grande e associações de imigrantes da periferia de Lisboa são casos concretos da utilização das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente, como instrumentos de combate à interioridade e à exclusão social, de qualificação profissional e empresarial e de desburocratização.

 

No final das demonstrações dos projectos, após a exibição da curta-metragem "Portugal Digital", intervirão o ministro da Ciência e da Tecnologia e o Primeiro-Ministro.

Links úteis:

http://www.mct.pt/sociedadedainformacao/ http://www.mct.pt/CidadesDigitais/ http://www.uarte.mct.pt/ http://www.posi.mct.pt/ http://www.mct.pt/iniciativainternet/ http://www.acesso.mct.pt/

 

http://www.mct.pt/sociedadedainformacao/legislacao.htm http://www.fccn.pt/ http://www.fct.mct.pt/ http://www.portugues.mct.pt/ http://www.cisi.mct.pt/

 

MCT, 7 de Fevereiro de 2001

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se