Nova exposição no Pavilhão do Conhecimento
Bicharada - Artrópodes e outros invertebrados do nosso quotidiano
26 de Março de 2001
Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações 26 de Março
Inauguração Sábado, dia 31 de Março, 15h00 Com a presença do Ministro da Ciência e da Tecnologia
Insectos, aracnídeos e outros invertebrados. Podemos encontrá-los praticamente em todo o lado; muitos vivem nas nossas casas… e até no nosso corpo.
Os Invertebrados são animais sem coluna vertebral e os que possuem patas articuladas são os Artrópodes. A boa adaptação a diferentes ambientes, as vantagens em competição com outras espécies, a excepcional capacidade reprodutora e a sua perfeita organização social - caso das abelhas e formigas - fazem deste grupo animal um dos mais bem sucedidos, com mais de 800 mil espécies.
Nesta exposição podemos descobrir, através de 12 modelos gigantes e outros módulos interactivos, porque são diferentes os insectos das aranhas e dos outros invertebrados. Experimentar o que sentem as formigas ao percorrer o túnel de um formigueiro. Como a borboleta já foi ovo, lagarta e crisálida. Ver como vê a mosca. Ouvir como os insectos cantam. Visitar a colmeia das abelhas. Conhecer os invertebrados que vivem no solo, debaixo de água e até no homem. Qual é a relação dos insectos com as plantas? Como é o olfacto dos insectos? Quem são os habitantes dos armários da cozinha? E também assistir a pequenos filmes num confortável e divertido auditório em forma de caracol.
Os mais pequenos terão o Passaporte da Bicharada e deverão procurar os carimbos para o preencher; para isso, solucionam doze pequenas charadas cujas respostas se encontram na exposição.
Esta exposição foi concebida pela Tourwest, do Reino Unido, tendo tido a colaboração da Sociedade Portuguesa de Entomologia para a supervisão científica nacional, e estará patente ao público, em Lisboa, até 31 de Dezembro de 2001.
Desde a sua abertura, em 25 de Julho de 1999, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, já recebeu mais de 340 mil visitantes.
"BICHARADA" substitui a exposição "Cérebro" e vem juntar-se às exposições "Vê, Faz e Aprende", "Exploratorium" "Casa Inacabada" e "Matemática Viva", às quais em breve, se juntará também "A Floresta".
Lisboa, 15 de Maio de 2001