Comunicado de Imprensa

Férias da Páscoa: atividades gratuitas + 10 motivos de peso para visitar o Pavilhão do Conhecimento

31 de Março de 2023




As Férias da Páscoa estão à porta, mas o Pavilhão do Conhecimento não descansa: a Oficina Dòing será invadida por coelhos saltitões e na Cozinha é um Laboratório vamos vestir o avental e confecionar deliciosos ovos moles de dinossauro. Além da Programação Especial Páscoa, damos-lhe mais 10 boas razões para uma visita em família de terça a quinta-feira, das 10.00 às 18.00, e no fim-de-semana prolongado da Páscoa, entre as 10.00 e as 19.00.

 

1. Conhecer um T-rex à escala real

Recuamos no tempo e viajamos até à Era Mesozoica. O nosso planeta é quente, húmido, rico em vegetação e espécies exóticas. Damos de caras com gigantes com pescoços longos ou criaturas do tamanho de pombos, cobertos por escamas e penas, espinhos e couraças. Não, não é um sonho: é a nova exposição temporária “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes”!

 

2. Descobrir a ciência do chocolate

Negro, de leite, branco ou com amêndoas... de que é feito o chocolate? E por que há tantos tipos? Na Cozinha é um Laboratório vamos conhecer a história do chocolate e explorar a sua ciência, enquanto vão ao lume deliciosos crocantes.

 

3. Pedalar suspenso num fio de arame (não vale olhar para baixo...)

À primeira vista pode dar medo, mas a ciência explica o fenómeno e acalma-nos o coração: a nossa Bicicleta Voadora permite pedalar sobre um fio de aço suspenso a seis metros do chão.

 

4. Construir uma casa que nunca está pronta

Mestres de obra, operadores de grua, aprendizes de pedreiro: todos são poucos para ajudarem a construir a Casa Inacabada, a empreitada mais antiga do Pavilhão do Conhecimento e a mais querida dos nossos visitantes de palmo e meio.

 

5. Atravessar um corredor especial sem enjoar

As mentes “mais sensíveis” poderão experimentar uma sensação de leve desequilíbrio: a “culpa” é do chão do nosso corredor negro, que mais não é do que uma ilusão de ótica com vários metros de comprimento!

 

6. Voltar a ser criança à mesa

Bastam uma mesa e uma cadeira para voltarmos a sentirmo-nos pequeninos. No Pavilhão do Conhecimento temos mobiliário numa escala ampliada que nos recorda como uma criança de três anos vê o mundo à sua volta.

 

7. Mergulhar num oceano sem se molhar

Miúdos e graúdos sentir-se-ão como peixes na água no Fishanário. Primeiro, pintam a gosto os desenhos de várias espécies, como o choco, o peixe-ouriço ou o temível tubarão. Depois de digitalizados, estes e outros animais marinhos irão mergulhar num oceano virtual.

 

8. Fazer check-in num Hotel de Insetos

Agora que a Primavera chegou, temos estadia assegurada para abelhas, vespas, borboletas e joaninhas no Hotel de Insetos instalado no espaço exterior do Pavilhão. Quando nos aproximamos destas caixinhas de madeira podemos ver os insetos polinizadores em ação.

 

9. Esticar e encolher sem fazer dietas malucas

Adoramos desafiar os nossos visitantes a saírem da sua zona de conforto: uma parede de espelhos que estica e engorda quem olha para ele, convida a que puxem do telemóvel para registar a imagem do seu “novo” eu.

 

10. Resolver um crime quando as luzes do museu se apagam

Uma vítima, gravações com vozes distorcidas, pegadas e uma mão-cheia de pistas apontam em vários sentidos e restam apenas duas horas para resolver o mistério! Crime no Museu é a atividade perfeita para crianças com ADN de cientistas forenses e pais a precisarem de uma noite sem filhos. Próxima sessão: 6 de abril.

 

Todas as atividades são gratuitas na compra do bilhete de entrada. Inscrições no próprio dia, na Bilheteira.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo