Comunicado de Imprensa

Quatro cientistas desvendam os segredos da exposição _Dinossauros: O Regresso dos Gigantes´

15 de Fevereiro de 2023



Que dinossauros habitaram a Península Ibérica? O que são nanofósseis e como podem ser estudados? Será que os dinoflagelados são do tempo dos dinossauros? E como se prepara um paleontólogo para o trabalho de campo?

 

No próximo dia 25 de fevereiro, sábado, quatro cientistas irão guiar o público do Pavilhão do Conhecimento numa intrépida visita à exposição temporária “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes”. Com o apoio de um elemento da equipa do museu, os paleontólogos Elisabete Malafaia e Ricardo Araújo e os geólogos Mário Cachão e Lígia Castro irão partilhar com os visitantes detalhes e curiosidades sobre o seu trabalho de investigação.

 

A exposição “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes” estará patente até ao próximo mês de setembro.

 

Início de cada sessão*: 11h00 | 11h30 | 11h45 | 12h00 | 15h00 | 15h15 | 15h30 | 15h45 | 16h00

 

*limitado a 15 pessoas/sessão. Para efetuar a visita, deverá comprar bilhete que lhe permita aceder ao Pavilhão de Conhecimento no dia 25 de fevereiro. O bilhete pode ser adquirido no próprio dia, na Bilheteira, ou antecipadamente online (os detentores do Cartão Circuito Ciência Viva não necessitam de comprar bilhete).

 

A nossa equipa de cientistas

 

Elisabete Malafaia

É paleontóloga e trabalha como investigadora no Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se no estudo filogenético de dinossauros carnívoros do Jurássico Superior e Cretácico da Península Ibérica. Através do estudo do registo fóssil, procura compreender a história evolutiva deste grupo de dinossauros, ao longo dos últimos 80 milhões de anos da Era Mesozoica. Integrou diversas expedições paleontológicas em Portugal, Espanha e Estados Unidos da América e tem colaborado no planeamento e realização de diversas exposições temáticas.


Lígia Castro

Geóloga com doutoramento em Estratigrafia e Paleontologia. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, integrada no Departamento de Ciências da Terra. A sua investigação foca-se nos ramos de Palinologia (quistos de dinoflagelados, esporos, pólenes), Taxonomia, Paleoecologia e Paleogeografia. É autora e co-autora de várias dezenas de artigos científicos e investigadora no GeoBioTec – Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias.


Mário Cachão

Licenciou-se em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Paleontologia e Estratigrafia. Docente desta instituição desde 1985, é Professor Associado ministrando aulas de Geologia Geral e Paleontologia, ao nível da licenciatura, e de Paleoceanografia, Paleoecologia e Micropaleontologia, a nível de pós-graduação. Orienta mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos na área da Paleontologia, em geral, e dos Nanofósseis calcários, em particular. É responsável pelo Laboratório de Nanofósseis/Nanoplâncton calcário (NanoLab) do Departamento de Geologia da FCUL e Instituto Dom Luiz, onde desenvolve a sua atividade de investigação.


Ricardo Araújo 

É paleontólogo de vertebrados e investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico. Formou-se em Engenharia Geológica e obteve o seu doutoramento na Southern Methodist University (Dallas, EUA). Iniciou o seu pós-doutoramento no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, em colaboração com o Museum für Naturkunde (Berlim, Alemanha), com o objetivo de estudar a modularidade craniana em ancestrais mamíferos. Publicou quase meia centena de artigos revistos por pares e recebeu várias bolsas da Fundação FCT/Aga Khan, National Geographic Society, European Synchrotron Radiation Facility e do Fundo Nacional de Investigação (Moçambique).








O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo