Comunicado de Imprensa

Noite Europeia dos Investigadores: o que faz o coração de um cientista bater quando não está a trabalhar?

21 de Setembro de 2022



30 de setembro · 18.00 – 00.00 · Pavilhão do ConhecimentoEntrada Gratuita


Para lá do trabalho de campo, das análises estatísticas, da escrita científica ou dos artigos em revisão, existe uma outra vida, paralela aos laboratórios e centros de investigação. Biólogos apaixonados por cozinha e bioquímicas que não passam sem dar um pezinho de dança. Engenheiras que adoram xadrez e sociólogos que não abdicam de um passeio de bicicleta. Sem esquecer astrofísicos que divagam horas ao piano.

A 30 de setembro, entre as 18.00 e as 00.00, celebramos a Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, juntando cientistas e público e dando a conhecer as paixões e os hobbies não-científicos de quem faz ciência no nosso país. Vamos ter momentos musicais, conversas e jogos, arte e ainda workshops de cozinha, lições sobre orquídeas e artes marciais. A entrada é livre.

A ligar as nossas propostas à programação da Noite Europeia dos Investigadores que acontecerá na Fundação Champalimaud, teremos passeios de catamarã no Tejo com stand up, conversas e speed dating com um grupo de cientistas que tudo fará para “abanar o barco”.

 

DESTAQUES NO PAVILHÃO


ESPETÁCULOS

A CIÊNCIA EM SI

18.30 > 23.00

Inesperada e espontaneamente, a música surge como ponto de partida para uma boa conversa. Fique para ouvir “Quatro ensaios”, “Duo preto no branco (ao piano)”, “O laboratório é o nosso fado”, “Jam Session Astronómica” e “Meio Rap Meio Ciência”.

LAST NIGHT A SCIENTIST SAVED MY LIFE

23.00 > 00.00

As músicas foram sugeridas por quem faz investigação e a remistura é feita por um cientista-cidadão. É assim que encerramos: com a ciência a salvar-nos a noite. Remistura: DJ Bart.

 

CONVERSAS

SOU CIENTISTA E FAÇO POLÍTICA

21.00 > 22.00

Como é que o olhar da ciência ajuda a ter uma perceção mais clara dos problemas da sociedade? Respondem os deputados Alexandre Quintanilha e Tiago Brandão Rodrigues, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.EU NUNCA19.30 > 20.00Eu nunca me atrasei na entrega de um relatório. Eu nunca parti nada no laboratório. Eu nunca me deixei dormir numa aula. Quem nunca? É isso que vamos descobrir – sobre cientistas e sobre o público.

 

PASSEIOS CIENTÍFICOS

18.00 > 23.30

A bordo de um catamarã, o público embarca numa conversa com investigadores ao longo do rio Tejo, entre o Pavilhão do Conhecimento e a Fundação Champalimaud, descobrindo a ciência escondida nas suas águas, nas sete colinas lisboetas (ou serão mais?) e na história da cidade. Mediante inscrição prévia.

  

KARATE KIDS

19.00 > 20.00

A biologia fica fora do tatami enquanto se aprendem umas katas. Não precisa de vestir o kimono, mas traga consigo a boa disposição para estar em sintonia com o nosso sensei-cientista Ricardo Reis Santos, do Instituto de Saúde Ambiental/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.



WORKSHOPS

MESTRES DE CULINÁRIA

21.30 > 23.00Com farinha de trigo podemos fazer uma massa deliciosa, mas com farinha de grilo fazemos o quê? Os “mestres de culinária” Gonçalo Costa (cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) e Lorenzo Quaglietta (ANP/WWP Portugal) são nesta noite os donos da Cozinha é um Laboratório.


A SUBIR TODA A CIÊNCIA AJUDA

19.00 > 20.00

A destreza de quem trabalha em campo e procura animais que nem sempre se deixam ver pode ser aperfeiçoada com uma boa escalada. Será que consegue bater o recorde de velocidade na nossa parede de escalada horizontal?


ARTE E CIÊNCIAARTE ABSTRATA

18.30 > 00.00

Arte abstrata? Ou fotografias tiradas no laboratório? Filipa Bessa (MARE, Universidade de Coimbra) junta a sua investigação sobre microplásticos à paixão pela fotografia.



Entidades Participantes

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo