Comunicado de Imprensa

Workshop Vamos repensar a pegada hídrica das nossas refeições?

17 de Junho de 2022



Divulgação imediata

 

Workshop Vamos repensar a pegada hídrica das nossas refeições?

 

22 junho · 19.00- 22.00 · Pavilhão do Conhecimento

A água está presente nos ingredientes que escolhemos e nas receitas que confecionamos, mas a presente (e futura) disponibilidade de água anuncia-nos desafios na cozinha. Estarão as práticas alimentares a mudar face à escassez de água? Que impacto têm fatores como a distância e a sazonalidade para a gestão da água?

 

chef Rui Catalão e a socióloga Monica Truninger vão estar na Cozinha é um Laboratório do Pavilhão do Conhecimento no próximo dia 22 de junho, quarta-feira, a orientar a preparação de um jantar (com entrada, prato principal e sobremesa) recorrendo a receitas que trazem para a mesa tópicos como a escassez hídrica. Objetivo? Ensinar a preparar uma refeição usando o mínimo de água possível.

 

Para a Water Stories 5.0, iniciativa integrada no ciclo paralelo de ÁGUA - uma exposição sem filtro, preparámos um workshop dedicado a um desafio: reduzir a pegada hídrica na confeção de um jantar, da produção dos ingredientes à limpeza pós-refeição.

 

Neste workshop o público é convidado a lançar mãos às frutas e legumes da época e preparar um jantar onde a redução do consumo hídrico é o ingrediente principal.

 

Inscrições aqui

Custo de inscrição: 5€

 

Monica Truninger

É socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). É coordenadora de vários projetos internacionais e líder de equipa. Como investigadora, tem trabalhado sobre a ligação do comércio de produtos locais nas cidades com os terrenos produtivos em espaço rural; a sustentabilidade e a opinião dos portugueses; segurança alimentar e questões higienossanitárias; frescura alimentar; pobreza alimentar e famílias com crianças; sistema alimentar escolar e compras públicas sustentáveis; alimentação e emigração; chefes de cozinha; tecnologias domésticas e práticas de cozinha; consumo sustentável; e produtos locais.

Rui Catalão

Cofundador dos Kitchen Dates, projeto de literacia alimentar que ajuda pessoas e organizações a adotar práticas mais sustentáveis e reduzir o seu impacto no planeta através da alimentação. Uma das suas mais conhecidas iniciativas é a abertura do primeiro restaurante sem caixote do lixo de Portugal, com recurso exclusivo a ingredientes de origem local e de produção biológica.

 

Mais informações

Departamento de Comunicação

Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo