Water stories 5.0


22 de Junho 2022 | 19.00 – 22.00 | Pavilhão do Conhecimento


Workshop Vamos repensar
a pegada hídrica das nossas refeições?
@ A Cozinha é um Laboratório

 

O chef Rui Catalão e a socióloga Monica Truninger vão orientar a preparação de um jantar – entrada, prato principal e sobremesa –, recorrendo a receitas que trazem para a mesa tópicos relacionados com a escassez hídrica. O objetivo? Ensinar a preparar uma refeição usando o mínimo de água possível.

Para a Water Stories 5.0, iniciativa integrada no ciclo paralelo à exposição ÁGUA - Uma exposição sem filtro, preparámos um workshop dedicado a um desafio: reduzir a pegada hídrica na confeção de um jantar, da produção dos ingredientes à limpeza pós-refeição. 

 

Inscrições fechadas

Custo de inscrição: 5€

 

Programa

 

19h00 > 22h00 - Preparar um jantar (quase) sem gastar água

A água está presente nos ingredientes que escolhemos e nas receitas que confecionamos, mas a presente (e futura) disponibilidade de água anuncia-nos desafios na cozinha. Estarão as práticas alimentares a mudar face à escassez de água? Que impacto têm fatores como a distância e a sazonalidade para a gestão da água?

Neste workshop o público é convidado a lançar mãos às frutas e legumes da época e preparar um jantar onde a redução do consumo hídrico é o ingrediente principal.

Limitado a 25 participantes.

 

 

 

À MESA COM

 

Monica Truninger

É socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). É coordenadora de vários projetos internacionais e líder de equipa. Como investigadora, tem trabalhado sobre a ligação do comércio de produtos locais nas cidades com os terrenos produtivos em espaço rural; a sustentabilidade e a opinião dos portugueses; segurança alimentar e questões higieno-sanitárias; frescura alimentar; pobreza alimentar e famílias com crianças; sistema alimentar escolar e compras públicas sustentáveis; alimentação e emigração; chefes de cozinha; tecnologias domésticas e práticas de cozinha; consumo sustentável; e produtos locais.

 

Rui Catalão

Co-fundador dos Kitchen Dates, projecto de literacia alimentar que ajuda pessoas e organizações a adoptar práticas mais sustentáveis e reduzir o seu impacto no planeta através da alimentação. Uma das suas mais conhecidas iniciativas é a abertura do primeiro restaurante sem caixote do lixo de Portugal, com recurso exclusivo a ingredientes de origem local e de produção biológica.

 

 


 

Entidades parceiras


Partilhe a sua experiência nas redes sociais.

Use as hashtags #Waterstories  ·  #PaCo  ·  #pavilhaodoconhecimento

< Voltar à programação Água

GALERIA DE FOTOS

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo