Comunicado de Imprensa

A questão do género na comunicação de ciência e as fake news em debate no Pavilhão do Conhecimento

03 de Junho de 2022



Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Sigrid Falla e German Arango Tamayo são os especialistas convidados 

A paridade de género, numa perspetiva ibero-americana, será um dos temas em foco no 3.º Encontro da Mediação da Cultura Científica, que terá lugar no próximo dia 7 de junho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Luisa Massarani, coordenadora da MUSA Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência e investigadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia do Brasil, é a key note da sessão “A questão de género na divulgação científica”. Já o tema das fake news será abordado pelo investigador Yurij Castelfranchi, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

 Num encontro dirigido aos serviços educativos dos museus e dos centros de ciência, a questão dos públicos não poderia ficar de fora. Quem são? O que procuram? Como podem ser mais interventivos na programação dos museus? E o que os motiva a regressar? Estas e outras questões serão abordadas por Sigrid Falla, do Centro de Ciência de Maloka, Colômbia, e do Nodo Andes da RedPOP.

A formação das equipas e o seu trabalho de mediação com o público será o foco da sessão plenária conduzida por German Arango Tamayo, investigador da Corporação Parque Explora, Colômbia.

O programa termina com uma oficina prática para testar soluções para os desafios que os profissionais de museus e centros de ciência enfrentam diariamente na mediação com os públicos.

O Encontro de Mediação do Conhecimento e Cultura Científica é dirigido a profissionais da área da ciência, cultura e educação, comunicadores de ciência, gestores de programação cultural e de projetos educativos, professores, investigadores, bibliotecários e estudantes com interesse nestas áreas. O Encontro é uma iniciativa da Ciência Viva e da Musa Ibero-americana: Rede de museus e centros de ciência / CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento).

 

Programa completo e inscrições

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo