Comunicado de Imprensa

Secundário para tod@s: ciência junta 700 estudantes no Pavilhão do Conhecimento

25 de Maio de 2022



Esta sexta-feira, dia 27 de maio, o Pavilhão do Conhecimento acolhe o Encontro Mais Sucesso do programa “Secundário para tod@s”, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Ciência Viva. Durante todo o dia, cerca de 700 alunos de escolas da capital participarão num conjunto de atividades de promoção do ensino experimental das ciências.

Porque a ciência está em tudo o que nos rodeia, os estudantes irão partir à descoberta dos fósseis no espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento e, com o espírito curioso de um cientista, explorar a Geologia do Parque das Nações, ao mesmo tempo que descobrem de que forma as cidades se podem tornar mais resilientes às alterações climáticas. É provável que durante esta atividade exploratória avistem a bicicleta científica do Pavilhão do Conhecimento, que mais parece um carrinho de gelados: lá dentro traz experiências fresquinhas que alimentam o conhecimento e satisfazem a nossa curiosidade.

Dentro de portas, o Auditório José Mariano Gago recebe o “Circo Matemático”, da Associação Ludus, um espetáculo onde os animais são bidimensionais, os trapezistas vêm da própria audiência e os mágicos usam a cosmopsicobiologia para iludir. No Átrio do Pavilhão ficaremos a conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores no âmbito do concurso “Fazer Acontecer” em áreas como STEM, hortas pedagógicas, cinema, literatura, laboratório, cozinha, música e alimentação.

Os alunos terão ainda oportunidade de descobrir a importância das minhocas na fertilização dos solos, testar ímanes, perceber a diferença entre peso e massa, fazer experiências sobre gravidade e programar robôs.

O programa “Secundário para tod@s” atua nos espaços escolares e nas salas de aula ao nível dos currículos, tendo como objetivo influenciar e apoiar a implementação de práticas educativas inovadoras com vista à promoção do sucesso escolar e da qualidade das aprendizagens. Abrange todos os agrupamentos e escolas não agrupadas do concelho de Lisboa.

Ao longo do presente ano letivo, a Ciência Viva dinamizou cerca de 3000 atividades de ensino experimental das ciências em contexto escolar, potenciando as aprendizagens fora da sala de aula e o gosto e as competências dos alunos nas áreas da ciência e da tecnologia. Foram abrangidos 45 000 alunos e quase 500 professores do ensino secundário.

O Programa Municipal “Secundário para Tod@s” é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa tendo como parceiros a Ciência Viva, a Fundação Aga Khan e o ISTE IPPS. Está inscrito no Programa de financiamento POR Lisboa, do Portugal 2020.

Programa completo

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo