Comunicado de Imprensa

Ética e cidadania: como assegurar mais privacidade digital?

23 de Maio de 2022



Terça-feira, 24 de maio, 18.00 Sessão presencial no Pavilhão do Conhecimento e transmissão online no YouTube e no Facebook do Pavilhão do Conhecimento

 

O que é a privacidade digital? Como se define e que exemplos ilustram esta realidade? Quais as questões éticas que suscita? E qual o impacto da lei de proteção de dados na efetiva proteção da privacidade digital?

As tecnologias assumiram um papel determinante no decorrer da pandemia de COVID-19. Aceleraram o processo de digitalização, trouxeram vantagens, desvantagens, oportunidades e desafios. O seu papel, assim como as preocupações relativas à privacidade e ética digital, revelaram-se gradualmente mais proeminentes e incontornáveis. Mas como assegurar a proteção mais robusta dos direitos individuais no mundo da digitalização? Será isso possível no futuro?

Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Ana Viseu, IADE e Universidade Europeia, e Sandra Maximiano, ISEG, são os convidados da sessão que terá lugar amanhã, 24 de maio, entre as 18.00 e as 19.30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A moderação estará a cargo de André Dias Pereira, Universidade de Coimbra e CNECV.

Os encontros “Uma questão de Ética” são uma organização da Ciência Viva e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em 2022, estes encontros terão dois ciclos de debates, na primavera e no outono, com transmissão online no YouTube e no Facebook do Pavilhão do Conhecimento.

O ciclo da primavera “Como construímos a cidadania digital?” divide-se em três sessões mensais. A primeira sessão juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes. A segunda sessão centrou-se na digitalização da informação de saúde.

Conheça os oradores da terceira sessão aqui

Inscrições para a sessão ao vivo no Pavilhão do Conhecimento aqui

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo