Comunicado de Imprensa

Dia Internacional da Diversidade Biológica: curtas-metragens e experiências científicas tão fresquinhas como um gelado no verão

19 de Maio de 2022



O Pavilhão do Conhecimento celebra o Dia Internacional da Diversidade Biológica no próximo domingo, 22 de maio, com experiências científicas que estarão a rolar durante todo o dia na “Bina fresquinha”, e uma sessão de cinema com quatro curtas-metragens sobre a conservação da biodiversidade. Na grande tela do Auditório José Mariano Gago serão projetadas, a partir das 15.00, as curtas “Bem-vindo à sexta extinção”, “Migrantes”, “As aventuras do jovem Félix” e “Echo”.

Esta iniciativa é organizada em parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que assinala os seus 25 anos de atividade com o lançamento do livro “Filmes do mundo em 25 anos de CineEco”. Será oferecido um exemplar a cada participante.

É sobre as rodas de uma bicicleta que o Pavilhão do Conhecimento transporta ciência. Das 11.00 às 18.30, a Bina Científica estará no espaço exterior do museu oferecendo aos seus “fregueses” experiências tão fresquinhas como um gelado no verão sobre o papel que os vários organismos desempenham nos ecossistemas, nas cadeias alimentares e na monitorização da qualidade ambiental. Objetivo: descobrir como no mundo dos seres vivos tudo está interligado.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica tem como base a Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra que teve lugar em 1992, no Rio de Janeiro. É uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento sustentável através da conservação ativa da flora, da fauna e dos microrganismos, mas que se estende ao papel dos cidadãos como parte da solução.

Programa detalhado

Inscrições

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo