Comunicado de Imprensa

Ética e cidadania digital: onde param os nossos dados de saúde?

28 de Abril de 2022




Quinta feira, 28 de abril, 18.00 Sessão presencial no Pavilhão do Conhecimento e transmissão online no YouTube e no Facebook do Pavilhão do Conhecimento

A digitalização da informação de saúde tornou-a mais acessível aos profissionais, promovendo o trabalho de equipa, e sobretudo ao utente, reforçando a sua autonomia. Simultaneamente, também acentuou a vulnerabilidade destes dados, face a usos indevidos que escapam ao controle dos utentes e dos profissionais.

 

Para onde vão então os nossos dados de saúde? Como são utilizados? Por quem? Para quê?

 

Alexandre P. Francisco, Professor Associado do INESC-ID e IST, Paula Lobato Faria, Professora Associada da Escola Nacional de Saúde Pública, NOVA Universidade de Lisboa, e Rosalvo Almeida, conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), neurologista e neurofisiologista clínico, são os convidados da sessão que terá lugar esta quinta-feira, 28 de abril, entre as 18.00 e as 19.30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do CNECV, e Ana Noronha, Diretora-Executiva da Ciência Viva, farão a sessão de abertura. A moderação do debate estará a cargo da jornalista da SIC, Dulce Salzedas.

 

Os encontros “Uma questão de Ética” são uma organização da Ciência Viva e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em 2022, estes encontros terão dois ciclos de debates, na primavera e no outono, que decorrem no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com transmissão online.

 

O ciclo da primavera “Como construímos a cidadania digital?” divide-se em três sessões mensais. A primeira sessão juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes. Os encontros continuam agora com o segundo debate, centrado na digitalização da informação de saúde. A terceira sessão está agendada para o dia 24 de maio e terá como tema a “Privacidade digital”.

 

Conheça os oradores da segunda sessão aqui

 

Inscrições para a sessão ao vivo no Pavilhão do Conhecimento aqui

 

Mais informações

Departamento de Comunicação

Catarina Figueira: 96 156 09 26


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo