Comunicado de Imprensa

1 de abril: Nuno Maulide vai ao Pavilhão do Conhecimento mostrar que aquilo que parece mentira… é só Química

29 de Março de 2022



Nuno Maulide, Cientista do Ano na Áustria em 2018, vai estar no dia 1 de abril no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para explorar fenómenos que parecem ilusão, magia ou, como é próprio neste dia, mentira. O químico irá mostrar como se transforma o ar em pão, como se batem claras em castelo a partir de grão-de-bico e como se faz plástico a partir de leite ou de batata.

 

O ponto de partida da sessão “Parece mentira! (mas é só Química)”, que está marcada para as 11.00 do Dia das Mentiras, é o livro Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder, da autoria de Nuno Maulide, que irá ajudar-nos a perceber que não são mentira, mas sim transformações químicas.

Entre outras “mentiras”, o cientista vai ensinar como é que as bananas podem cheirar a morango (ou vice-versa) ou de que forma um chá caseiro muda de cor com uma pedra de gelo.

 

Sinopse

A Química não tem boa fama. Ouvimos falar de acidentes em fábricas químicas que provocam contaminação ambiental, gases com efeito de estufa na atmosfera ou produtos químicos cancerígenos na comida. Mas na verdade trata-se de uma ciência essencial para resolver problemas globais, como as mudanças climáticas e ecológicas, e responder às necessidades de alimentação de uma população em crescimento, criando fertilizantes artificiais e medicamentos, plásticos e produtos de higiene, entre tantos outros.

Por que razão as maçãs devem ser guardadas sozinhas para se manterem frescas mais tempo? Por que choramos quando cortamos uma cebola? Ou por que é que as casas de banho no Quénia cheiram menos mal do que nos Estados Unidos da América? No livro Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a química sabe responder, Nuno Maulide convida-nos a contemplar o mundo com os olhos de um químico, descobrindo que, afinal, se trata de uma ciência sobre nós próprios e o universo que nos rodeia.


Nuno Maulide

Nascido em Lisboa em 1979, Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena desde 2013 e professor convidado do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Já foi distinguido com três bolsas do Conselho Europeu de Investigação: uma bolsa de arranque em 2011, uma de consolidação em 2016 e outra bolsa para prova de conceito, em 2018. 

Em 2018 foi considerado o Cientista do Ano na Áustria, tornando-se no primeiro português e no primeiro químico a receber esta distinção.

Em 2019, foi o protagonista da Conferência de Natal da Ciência Viva, onde apresentou os pontos de contacto entre a ciência e a arte. Para rever aqui.



Mais informações

Departamento de Comunicação

Catarina Figueira: 96 156 09 26


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo