Comunicado de Imprensa

Pavilhão do Conhecimento viaja até à Expo Dubai com exposição e debate sobre o futuro da água

11 de Março de 2022



Pavilhão do Conhecimento viaja até à Expo Dubai com exposição e debate sobre o futuro da água

Uma pequena versão da mostra interativa Água – Uma exposição sem filtro, desenvolvida pela Ciência Viva e pelo Pavilhão do Conhecimento, viaja na semana de 13 a 20 de março até à EXPO DUBAI 2020 para participarem na Semana da Água, promovida pelo Pavilhão de Portugal. Paralelamente, terão lugar atividades práticas dinamizadas pela equipa do Pavilhão do Conhecimento que convidarão os visitantes da exposição mundial a assumirem um compromisso pelo futuro da água.

As desigualdades globais no acesso à água e a necessidade de valorizar esse recurso no presente para garantir o futuro de todos são temas centrais da EXPO DUBAI 2020.

Como irá a água moldar o nosso futuro? O papel dos centros de ciência no envolvimento do público nas questões da água”é o tema da sessão de networking que a Ciência Viva promove em colaboração com o Pavilhão de Portugal no dia 17 de março, das 15.00 às 17.00.

São palestrantes convidados da sessão Abdulaziz Alhegelan, Diretor Executivo do Mishkat, Saudi Arabia Interactive Center, e Presidente da Rede de Centros de Ciência do Norte de África e Médio Oriente (NAMES), com a comunicação “Education and Public Engagement with Water Topics”, e Reem Sabry, Head of Design and Fabrication Section da Bibliotheca Alexandrina – Planetarium Science Center, no Egito.

“A presença do Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva na EXPO DUBAI 2020 representa uma grande oportunidade para colocar a problemática do acesso à água e da sua escassez no centro da discussão a nível mundial. Levamos na bagagem uma pequena amostra de “Água – Uma exposição sem filtro”, inteiramente concebida pela equipa multidisciplinar do Pavilhão do Conhecimento, e que no último trimestre deste ano estará disponível para integrar o mercado internacional de aluguer e venda de exposições. Ficaríamos muito satisfeitos se, depois do Pavilhão do Conhecimento, onde está a ter uma grande recetividade, pudesse rumar ao Médio Oriente. Os conteúdos da exposição e o seu objetivo de sensibilização para a necessidade de valorizarmos a água no presente para garantirmos o seu futuro são relevantes em qualquer ponto do globo”, explica Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento.

Composta por três dezenas de módulos interativos e uma área de mais de 600 m2, Água – Uma exposição sem filtro dá voz ao direito básico à água potável. Num tom positivo e cativante, mas num apelo claro ao compromisso, convida os visitantes a uma viagem pelas múltiplas facetas da disponibilidade e uso da água e explora como a ciência e a tecnologia, o conhecimento e a imaginação são decisivos para um futuro com água.

Em Portugal, a mostra estará patente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, até setembro deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/Bg1q9lZuuas  


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo