Water stories 2.1

 

Ricardo Gomes - Pavilhão do Conhecimento

Voltar à programação Água


Mergulhe com cinco cientistas portugueses em “Água – uma exposição sem filtro”

Visitas gratuitas sábado, 5 de março, entre as 11.00 e as 16.00


Início de cada sessão:

11h00 | 11h15 | 11h30 | 11h45 | 12h00

15h00 | 15h15 | 15h30 | 15h45 | 16h00

 

LUGARES ESGOTADOS

 

Com as Water Stories 2.1 voltamos a desconstruir as visitas guiadas à “Água – uma exposição sem filtro”, patente no Pavilhão do Conhecimento.

Quais os efeitos da seca na biodiversidade do planeta? Como podemos explorar os recursos hídricos de forma inteligente e inovadora?  Quais as consequências históricas e económicas da seca ao longo dos tempos? Como podemos aproveitar melhor a água nas nossas casas? Nesta visita guiada o público terá a oportunidade de explorar estas e outras questões com a ajuda de um elemento da equipa do Pavilhão do Conhecimento, ficando a conhecer o trabalho desenvolvido por diferentes equipas de investigação.

Em linha com “Água – uma exposição sem filtro” e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Pavilhão do Conhecimento preparou uma programação especial dedicada a este recurso essencial. Através da reflexão e do diálogo, o público será desafiado a assumir um compromisso por um futuro com água. Esteja atento aos próximos eventos!


Cientistas Convidados

Ana Fonseca Galvão (Instituto Superior Técnico)

Eugénia Barroca - Pavilhão do Conhecimento

Ana Galvão é Professora Assistente no Instituto Superior Técnico desde 2003. Os seus interesses de investigação incluem Soluções Baseadas na Natureza (SBN) relacionadas com o ciclo urbano da água, reutilização de águas residuais e microplásticos nas águas residuais. O seu foco em SBN inclui o estudo de tecnologias específicas como a construção de zonas húmidas e paredes verdes para o tratamento de água cinzentas (água residual não-industrial), bem como a análise e aplicação de barreiras, e a contribuição destas tecnologias para a resiliência urbana.

Ana Rita Matias (ICS – Universidade de Lisboa)

Ana Rita Matias

Formada em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é doutoranda no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no programa doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Desde 2011 faz investigação em questões ligadas às desigualdades sociais, mercado de trabalho, condições de vida e ambiente. Encontra-se a desenvolver uma tese de doutoramento, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre os impactos socioeconómicos dos períodos de seca na região portuguesa do Alentejo, intitulada "A convivência com a seca: desigualdades socais e impactos das alterações climáticas no Alentejo".

Carla Sousa Santos (MARE-ISPA)

Eugénia Barroca - Pavilhão do Conhecimento

Doutorada em Biologia, as suas principais áreas de trabalho são a ictiofauna de Água Doce, Genética Populacional e Aplicada à Conservação, Filogenia e Filogeografia, Comportamento Reprodutor e Conservação ex-situ de Peixes. Coordenadora do “Projeto Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental” e responsável científica por um programa de conservação ex-situ para repovoamento de populações ameaçadas de peixes, desde 2008. Membro da Comissão para a Sobrevivência das Espécies da UICN, do grupo de trabalho “Biodiversidade” para a elaboração da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, e do grupo de consultores do FishBase. É coautora do primeiro Atlas Genético Nacional de Peixes Ciprinídeos.

João Correia (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar)

Eugénia Barroca - Pavilhão do Conhecimento

João Correia é doutorado em pesca comercial de tubarões, contando com 25 anos de carreira dedicada ao estudo destes animais. Esses 25 anos incluem passagens pelo Zoo de Lisboa, IPIMAR - Instituto de Investigação das Pescas e do Mar e Oceanário. Desde 2005 que leciona várias disciplinas na área da biologia marinha na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e é fundador-gerente da empresa Flying Sharks. É autor de várias dezenas de publicações científicas, centenas de palestras sobre tubarões e/ou motivacionais e das obras "Sex, Sharks and Rock & Roll" e "Tubarões Voadores".

João Nascimento (CERIS-IST)

Eugénia Barroca - Pavilhão do Conhecimento

Engenheiro de Recursos Hídricos pela Universidade de Évora e doutorado pelo Instituto Superior Técnico, tem desenvolvido a sua atividade profissional no âmbito da hidrogeologia. Tem estado envolvido em projetos de investigação no Instituto Superior Técnico e como especialista de recursos hídricos em projetos de cooperação e desenvolvimento das Nações Unidas, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco Africano de Desenvolvimento, Millenium Challenge Corporation dos Estados Unidos entre outros. É autor ou coautor de cerca de 70 trabalhos científicos.


Galeria

 


 

Entidades parceiras


Partilhe a sua experiência nas redes sociais.

Use as hashtags #Waterstories  ·  #PaCo  ·  #pavilhaodoconhecimento

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo