Comunicado de Imprensa

Um mergulho com cinco cientistas portugueses em “Água – uma exposição sem filtro”

11 de Janeiro de 2022



Visitas gratuitas este sábado, 15 de janeiro, entre as 11.00 e as 16.00

 

Depois de uma primeira viagem onde foram desvendados os segredos da Baía de Guanabara com o investigador Ricardo Gomes, Water Stories 2.0 terá como destino "Água - uma exposição sem filtro", patente no Pavilhão do Conhecimento.

O que está nas nossas mãos fazer para que no futuro toda a população mundial tenha acesso à água? Dividindo a visita em quatro temáticas, o público terá a oportunidade de explorar a mostra com um monitor da equipa do Pavilhão do Conhecimento e conhecer o trabalho dos cientistas Carla Rocha (Instituto Superior Técnico), Carla Sousa Santos e Miguel Correia (MARE - ISPA) e Pedro Manuel Ferreira (Instituto de Higiene e Medicina Tropical), que in loco partilharão os resultados da sua investigação.

A visita guiada termina com uma prova de águas no "Bar de Água", onde serão apresentadas as diferenças na água de norte a sul do país, com o acompanhamento da especialista em hidrologia Rosário Carvalho (Instituto Dom Luiz).

Em linha com "Água - uma exposição sem filtro" e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Pavilhão do Conhecimento preparou uma programação especial dedicada a este recurso essencial. Através da reflexão e do diálogo, os participantes serão desafiados a assumirem um compromisso por um futuro com água.

 

Cientistas convidados:

 

Carla Rocha

Instituto Superior Técnico

Geóloga pela Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado) e doutoranda em Georrecursos na Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico. Cooperou em vários projetos de investigação na área da hidrogeologia, recorrendo à geofísica, geoquímica, geotecnia e ciências planetárias, com especial atenção para o planeta Marte. Participa regularmente em ações de comunicação de ciência e de formação de professores.

 

Carla Sousa Santos

MARE - ISPA

Doutorada em Biologia, as suas principais áreas de trabalho são a ictiofauna de Água Doce, Genética Populacional e Aplicada à Conservação, Filogenia e Filogeografia, Comportamento Reprodutor e Conservação ex-situ de Peixes. Coordenadora do "Projeto Peixes Nativos - Monitorização e Educação Ambiental" e responsável científica por um programa de conservação ex-situ para repovoamento de populações ameaçadas de peixes, desde 2008. Membro da Comissão para a Sobrevivência das Espécies da UICN, do grupo de trabalho "Biodiversidade" para a elaboração da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, e do grupo de consultores do FishBase.

 

Miguel Correia 

MARE - ISPA

Dedica-se desde 2006 ao estudo dos cavalos-marinhos europeus, com ênfase na Ria Formosa. A sua investigação aborda vários aspetos da Biologia e da Ecologia das espécies, desde o seu cultivo em cativeiro até à conservação no meio natural. Em 2018 participou ativamente na campanha "Vamos salvar os cavalos-marinhos da Ria Formosa", da qual resultou uma atualização do censo populacional, bem como várias ações de sensibilização nas escolas e nas comunidades locais, culminando na criação de duas áreas marinhas protegidas. Recentemente foi nomeado ponto focal para a Europa no grupo de especialistas de singnatídeos (cavalos-marinhos, marinhas e dragões marinhos) da União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Pedro Manuel Ferreira 

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Doutorado em Ciências Biomédicas e Mestre em Parasitologia Médica pelo IHMT/NOVA. Desde 2004 que o foco do seu trabalho é a Helmintologia e a Malacologia Médicas. Concentra as suas atividades no diagnóstico das diversas helmintoses, assim como no estudo dos moluscos hospedeiros intermediários de várias espécies de helmintas, sendo responsável pela manutenção do ciclo de vida de alguns deles em laboratório.

 

Rosário Carvalho

Instituto Dom Luiz

Doutorada em Geologia na Especialidade de Hidrogeologia, é Professora Auxiliar do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Experiência em docência, investigação e consultoria desde 1990, nas áreas de Hidrogeologia, Hidrogeoquímica, Geotermia e Ambiente. É Investigadora do Laboratório Associado Instituto D. Luiz onde desenvolve trabalhos no âmbito da hidrogeologia e geotermia, nomeadamente em modelação numérica de processos hidrogeoquímicos e fluxo subterrâneo.

 


Mais informações

Departamento de Comunicação

Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo